Até onde pode ou deve ir a influência de uma empresa na sociedade? O quanto a iniciativa privada pode ajudar e transformar? Quão bom seria para o mundo se as empresas se tornassem também agentes modificadores para o bem? Como vocês já viram, fomos convidados a cobrir a ação “Uma cidade, um desafio” (confira a matéria da abertura aqui), onde a Becel propõe através de um produto e algumas modificações no estilo de vida das pessoas, a redução do colesterol de uma cidade inteira!!! O projeto foi realizado durante o mês de agosto na cidade de Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, e durou três semanas. Além do engajamento emocional como veremos abaixo, os moradores apresentaram mudanças para hábitos mais saudáveis e excelentes resultados, como o próprio da cidade prefeito que reduziu seu colesterol LDL, o tal do “colesterol ruim”, de 170 para 104. Outros resultados também abrangem: 1.200 pessoas que realizaram exames de sangue gratuitos; dentre as que apresentaram níveis de colesterol acima do recomendado e participaram do programa 92,1% reduziram o colesterol, com médias de 19,5% para o Colesterol Total e 24,8% para o LDL. Acredito que melhor do que as minhas palavras, são os próprios depoimentos que colhi durante o encerramento do projeto, que podem descrever o significado desta ação para a cidade e os envolvidos:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Foi uma mudança de vida para mim, maravilhosa em tudo, no aspecto de bem estar, boa saúde, qualidade de vida melhor, tudo isso para mim, trouxe muita alegria, alegria de viver. Maria Luiza dos Santos, 56, moradora da cidade.
Todo mundo mudou o hábito alimentar, tem pessoas me procurando para entrar na equipe de atletismo […] além de praticar esportes, tem que ter uma alimentação adequada, é isso que quero passar para eles também. Jarbas Guimarães, atleta e morador da cidade, que assumiu ter uma alimentação não regrada antes do projeto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O retorno que tivemos foi fantástico desde o aprendizado dos tipos de gorduras dos alimentos à adoção de alimentos integrais […] (a reação aos resultados) foi bem emocionante mesmo e o carinho deles, fomos muito bem recebidos. Agnes Curto – Nutricionista do projeto.
Nós chegamos aqui com essa intenção de reduzir o colesterol das pessoas e propor mudanças de hábito de uma forma focada na saúde, mas o que percebemos foi que o envolvimento das pessoas no projeto foi muito maior, elas fizeram amigos, participaram e se engajaram de corpo e alma. Carolina Valim, Gerente de Marketing da Becel.
E por último, o coro espontâneo da população durante o evento: “Ão Ão Ão, é Becel no coração” Sabemos que se trata de uma ação de marketing, mas retornamos às perguntas que começaram esta matéria, não seria ótimo se as grandes empresas também praticassem esse retorno à sociedade? Na minha opinião, se o marketing ou qualquer outra ação for para o bem, é sempre válido. A Unilever, detentora da marca Becel, acabou deixando como principal legado não só o aprendizado e hábitos saudáveis adquiridos pelos moradores, também nem só os novos equipamentos com que presentearam a academia ao ar livre da cidade, mas o maior legado, sem dúvida, acaba sendo as lembranças que ficarão em todos, de uma grande experiência, da atenção de uma grande empresa e do carinho e dedicação com que todos interagiram para levar uma vida melhor. Uma linda lição.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Oi Marcos, tudo bem? Ótimas colocações. Acredito muito nisto que você escreveu sobre o papel das marcas na sociedade. Estou trabalhando num projeto pessoal sobre isto e gostaria de conversar com você. Pode me passar seu email, por favor? obrigada! Lais
Oi Laís, tudo ótimo e com você?
Meu e-mail é o [email protected]
Será um prazer! 😀
Um grande abraço
Sabe como reduzir mais ainda o colesterol? Pare de comer definitivamente gordura saturada, vulgo: margarina. Não consigo entender como as pessoas compram estas idéias absurdas: uma empresa de gordura saturada dizendo que seu produto reduz colesterol, a outra empresa fala que o leite fermentado (activia e yakult) regula intestino. Poxa, se você quer reduzir colesterol abandone o uso de margarina, se quiser regular intestino pare de beber leite da vaca (ou alguém aqui é bezerro?).,
Comments are closed.