Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla

Para muitas pessoas com deficiência física, por mais debilitante que seja sua condição, elas sempre encontram maneiras de aproveitar a vida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É o caso de Jan Dorothy, que tem esclerose múltipla. Há 15 anos, ela conheceu seu marido, Rick, quando ambos trabalhavam para a mesma empresa.

Após dois casamentos anteriores frustrados, eles se apaixonaram, se casaram e tiveram dois filhos juntos.

Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla
Foto: Arquivo pessoal

Depois que Rick perdeu o emprego, o casal decidiu reduzir o tamanho de sua casa e abrir uma marcenaria, aproveitando as habilidades que ele tinha como marceneiro quando jovem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na época, Jan o ajudou em tudo, desde o desenvolvimento até a inauguração do negócio.

“Ela foi meu braço direito nos anos seguines”, lembrou Rick. “Construímos tudo juntos, cortamos madeira juntos e ganhamos dinheiro juntos. Tudo parecia estar se tornando realidade, e nossa vida era feliz e produtiva. A vida sempre sorriu para nós.”

Quando a mãe de Rick ficou doente, ela foi morar com eles e Jan cuidou dela. Eles começaram a fazer longas caminhadas diárias juntos para conversar, relaxar e fazer planos.

Foi em uma dessas longas caminhadas que a família notou Jan arrastando o pé direito. Eles pensaram que era apenas uma dormência e seguiram caminho, mas ao final do trajeto, ela mal conseguia andar.

Dias depois, uma ida ao médico revelou um triste diagnóstico: Jan tem esclerose múltipla (EM).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Enquanto fazíamos nossa pesquisa, o futuro parecia cada vez mais sombrio”, disse Rick. “Jan até hoje nunca chorou uma vez, e nunca reclamou, ou sentiu pena de si mesma. Eu gostaria de poder dizer o mesmo de mim. Mas decidi que faria tudo ao meu alcance para tornar a vida dela o mais normal possível, de qualquer maneira que pudesse. Decidimos não deixar que isso nos tirasse a vida que amávamos”.

Infelizmente, os nervos de Jan se deterioraram a ponto de ela não poder mais fazer as caminhadas na floresta que eles tanto apreciavam. Foi aí que o sempre criativo Rick começou a sonhar com possíveis soluções para o problema.

Após ver um programa de TV sobre riquixás, uma lâmpada se acendeu em sua mente. E se ele reaproveitasse algumas rodas de madeira velhas que tinha para fazer um riquixá para Jan?

Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla
Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seus filhos ficaram céticos no início, e até mesmo Jan duvidava que Rick tivesse força para puxá-la, mas ele corajosamente tentou levar a sua ideia adiante, de qualquer maneira.

“Quando finalmente estava completo e pronto para a viagem inaugural, senti como se estivesse pedindo a ela para entrar em um avião caseiro”, brincou o maridão.

“Ela entrou, se sentou e disse. “Ei, isso é muito confortável!”. Quando peguei a frente e a inclinei para trás em sua cadeira, seus olhos se arregalaram. — Não vai virar para trás? ela perguntou. E lá fomos nós, descendo até a estrada. ‘Isso é meio legal,’ ela anunciou com um pequeno sorriso. ‘Como é para você?’ Não importava como fosse para mim, eu faria tudo para que o passeio desse certo”.

Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla
Foto: Arquivo pessoal

Tanto Rick quanto Jan ficaram muito felizes que o riquixá funcionou! Desde a viagem inaugural, todos os membros da família já se revezaram para puxar o riquixá, e todos relatam que é surpreendentemente fácil e leve de puxá-lo.

“É feito sob medida para seu peso e tamanho, mas é ajustável se necessário”, escreveu Rick em um post no Facebook. “Pesa 15kg, que se distribuem ao longo dele. Puxá-lo não requer tanto esforço, mesmo enquanto subimos pequenas colinas ou quando estamos andando em trilhas irregulares”, explicou.

“Há também um sistema de suspensão para proporcionar um passeio suave e confortável. Eu ainda reciclei as rodas que estavam em um veículo antigo e algumas peças do carrinho de bebê dos meus filhos para completar o riquixá”.

Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla
Foto: Arquivo pessoal

Rick espera que, ao compartilhar a história de seu riquixá com o mundo, os outros vejam que nenhum obstáculo é intransponível com um pouco de engenhosidade!

“Leve a vida um dia de cada vez, e quando a vida jogar uma parede de tijolos na sua frente, apenas construa uma escada e atravesse-a”, disse ele, inspirado. “Eu sei que enquanto minhas pernas ainda estiverem fortes o suficiente para andar, Jan e eu ainda teremos aquelas longas caminhadas na floresta”.

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Fonte: LWM
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professor goiano é indicado ao “Nobel da Educação” 2021: ‘Honrado em representar a escola pública’

Cientista, doutorando e professor de matemática: o goiano Greiton Toledo de Azevedo, de Ipameri (GO), se tornou o único representante brasileiro no prêmio "Global...

Vídeo de policiais brincando de bets na rua com crianças em Bonito (MS) viraliza

Nos últimos dias, os soldados Alaman e Rezende se tornaram a sensação da internet depois de serem filmados brincando de bets com algumas crianças...

A reação desse bebê ao ouvir um violino pela primeira vez é a fofura do dia!

O vídeo de um bebê correndo até o som de um violino tocado pela mãe, totalmente hipnotizado pela melodia emanada pelo instrumento, viralizou nas...

Cão interrompe trânsito para crianças atravessarem a rua

O vídeo de um cão interrompendo o trânsito para um grupo de crianças atravessar a rua em segurança, após muito esperarem, viralizou na internet. Quem...

Após quase meio século juntas, elas conseguem oficializar união no Estado natal

Em 2014, Human Rights Campaign (HRC) elegeu o casal Lennie Gerber e Pearl Berlim como o favorito do ano. Com suas brincadeiras de amor e compromisso...

Instagram

Marido constrói riquixá para passear com esposa diagnosticada com esclerose múltipla 3