Marido decide parar de fumar e deixa recadinho para esposa: “Sem seu apoio eu não consigo”
O gestor de projetos Edu Rodrigues, 34, escolheu o dia 22 de fevereiro como a data em que pararia de fumar para sempre.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Foi um ótimo dia“, disse ele em entrevista ao Razões. “Fumei por mais de 10 anos tranquilamente”.
Para avisar à esposa sobre sua decisão, Edu escreveu um recadinho a mão e colocou na geladeira. “Parei de fumar! Esta semana ficarei muito mais chato que o normal (sim, é possível). Peço paciência! Sem seu apoio eu sei que não consigo. Te amo!“.
Leia Mais
Uma foto do recadinho foi parar nas redes sociais e rapidamente viralizou. O Razões também compartilhou a imagem, que gerou quase 200 mil curtidas em menos de uma semana.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo Edu, que mora no Rio de Janeiro (RJ), a reação da esposa não poderia ter sido mais positiva. “Ela adorou, me deu força e o recadinho está até hoje lá“, disse.
Ele só não esperava que a mensagem fosse alcançar tanta gente Brasil afora. Alguns internautas, inclusive, fizeram questão de parabenizá-lo por sua decisão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu recebi muito incentivo e ainda recebo diariamente, com total certeza esse apoio gigantesco está sendo lembrado todas as vezes que eu por ventura pense em voltar a fumar ou a vontade fica mais forte”, garantiu.
Quando questionado qual conselho daria a alguém que também deseja parar de fumar, Edu disse: “Desista de tentar parar de fumar. Sim, exatamente isso! Para o fumante o ato de parar de fumar é saber que nunca mais na vida vai ter aquele momento de prazer já da vontade de fumar na hora”, explicou.
Para ele, é necessário parar de focar no cigarro em si e aceitar que existe um vício que efetivamente faz parte da vida do fumante. “Faz parte da sua vida como um hábito ou uma necessidade, mas deixe o de lado, esqueça o cigarro. Você vai continuar fumando obviamente. Mas direcione seus esforços para a sua vida, comece a praticar um esporte”.
Edu cita sua mudança pessoal como exemplo. No dia 1 de janeiro, ele criou um projeto chamado “500 metros todo dia” para combater seu sedentarismo. O gestor estava desde antes da pandemia sem praticar esporte e decidiu que iria fazer algo para mudar isso.
“Decidi que eu iria todos os dias caminhar 500 metros, somente 500 metros (era uma volta no quarteirão e durava menos de 6 minutos), mas eu ia fazer isso todo dia. Esse foi o inicio da minha decisão de parar de fumar”, explicou.
Se em janeiro ele caminhava 500 metros, no mês seguinte, o trajeto se multiplicou. “No dia 19 de fevereiro completei minha primeira prova de 5 quilômetros”, comemorou.
Em seguida, ele começou a praticar corrida 3 vezes com um amigo, montou um calendário de corridas para o ano e se deu de presente um tênis novo. “Também melhorei a alimentação, voltei a malhar com minha esposa, entrei para Yoga e todos os dias que eu estou extremamente cansado eu saio de casa e dou uma volta no quarteirão (500 metros todo dia)”, disse.
Para Edu, “o grande lance” era criar um novo hábito, para que com ele novos hábitos viessem em conjunto e novas práticas fossem agregadas.
“Minha vida foi gradualmente se ajustando a um novo mindset e então, sem eu perceber, sem eu forçar, sem eu lembrar do cigarro, 3 dias depois da minha primeira corrida, ao retornar de manhã do treino com meu amigo na praia eu olhei para o cigarro e entendi que ele já não era mais tão importante assim para mim”, relatou.
De repente, ele entendeu que há outras maneiras de aliviar seu stress e que na nova vida que ele já está vivendo, não há mais lugar para o cigarro.
“E foi assim que eu consegui dar o próximo passo, só que a grande diferença é que eu não estava parado, eu comecei caminhando, ja estava correndo quilômetros e tinha pessoas junto comigo me amparando”, completou Edu, acrescentando que, se alguém deseja parar de fumar, deve desistir de pensar no problema e começar a apenas, viver!
Confira o post na íntegra:
Fotos: Reprodução / Instagram: @oedurodrigues
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.