Pesquisadores desenvolvem máscara facial que detecta Covid-19 em 90 minutos

Uma equipe de engenheiros de duas das mais prestigiadas instituições de pesquisa do mundo desenvolveu uma máscara facial com minúsculos sensores descartáveis capazes de detectar o coronavírus em 90 minutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em parceria com o Instituto Wyss de Engenharia, da Universidade de Harvard, projetaram as máscaras para realizar o teste com o apertar de um simples botão.

O trabalho deles foi publicado na semana passada na revista ‘Nature Biotechnology’.

De acordo com o portal ‘Olhar Digital’, o resultado do teste é exibido dentro da própria máscara, para privacidade do usuário.

máscara que detecta coronavírus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona

Os mini-sensores que equipam a máscara possuem componentes liofilizados (desidratados) envoltos por um anel de elastômero de silicone. Para serem ativados, precisam de água (ou gotículas de saliva, por exemplo).

Essas gotículas podem hidratar os componentes do sensor para a SARS-CoV-2 (Covid-19), que ‘lê’ as gotas de respiração acumuladas no interior da máscara e produz um resultado em 90 minutos.

Complexo, né? Pois este é um trabalho de anos, pensado para outras doenças respiratórias além do novo coronavírus, mas que agora será um aliado importante na luta contra o vírus.

Uso médico

Para os pesquisadores do MIT, os sensores podem ser incorporados em máscaras faciais, bem como em outras roupas, como jalecos médicos.

O professor James Collins, do Instituto de Engenharia Médica e Ciência do MIT, um dos autores do estudo, disse que a descoberta pode ser usada inclusive por profissionais de saúde no futuro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Prevemos que esta plataforma pode permitir biossensores vestíveis de próxima geração para socorristas, profissionais de saúde e militares”, afirmou o professor.

Fonte: Tilt
Fotos: Divulgação / MIT

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,850,818SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Neta realiza sonho da avó que luta contra o câncer de mama

A emoção dela ao ver a neta com o vestido de noiva é de arrepiar!

Vídeo de gari pé de valsa viraliza na web: ‘A dança é uma paixão, me faz transcender’

Para superar a timidez e introversão, o gari José Maurício Barreto, 39 anos, decidiu fazer aulas de dança de salão. De início apenas um...

Cearense de 19 anos escreve livro em computador emprestado e atinge top 3 de vendas na Amazon

Uma história de dragões, muita magia e suspense, que tira o fôlego de qualquer leitor. O livro Castle High - O retorno da Espada,...

Marca britânica doa 90% de seu lucro para instituições de caridade

Já não é de hoje que falamos em consumo sustentável e muitas marcas novas que vêm surgindo começaram a repensar seus modelos de negócio...

“Quem diria que aquele garoto que trabalhava de frentista desde seus 17 anos iria viver da arte?”

"Quem diria que aquele garoto que trabalhava de frentista desde seus 17 anos iria viver da arte?". Assim resume o artista plástico Eduardo Lima,...

Instagram