Pesquisadores desenvolvem máscara facial que detecta Covid-19 em 90 minutos

Uma equipe de engenheiros de duas das mais prestigiadas instituições de pesquisa do mundo desenvolveu uma máscara facial com minúsculos sensores descartáveis capazes de detectar o coronavírus em 90 minutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em parceria com o Instituto Wyss de Engenharia, da Universidade de Harvard, projetaram as máscaras para realizar o teste com o apertar de um simples botão.

O trabalho deles foi publicado na semana passada na revista ‘Nature Biotechnology’.

De acordo com o portal ‘Olhar Digital’, o resultado do teste é exibido dentro da própria máscara, para privacidade do usuário.

máscara que detecta coronavírus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona

Os mini-sensores que equipam a máscara possuem componentes liofilizados (desidratados) envoltos por um anel de elastômero de silicone. Para serem ativados, precisam de água (ou gotículas de saliva, por exemplo).

Essas gotículas podem hidratar os componentes do sensor para a SARS-CoV-2 (Covid-19), que ‘lê’ as gotas de respiração acumuladas no interior da máscara e produz um resultado em 90 minutos.

Complexo, né? Pois este é um trabalho de anos, pensado para outras doenças respiratórias além do novo coronavírus, mas que agora será um aliado importante na luta contra o vírus.

Uso médico

Para os pesquisadores do MIT, os sensores podem ser incorporados em máscaras faciais, bem como em outras roupas, como jalecos médicos.

O professor James Collins, do Instituto de Engenharia Médica e Ciência do MIT, um dos autores do estudo, disse que a descoberta pode ser usada inclusive por profissionais de saúde no futuro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Prevemos que esta plataforma pode permitir biossensores vestíveis de próxima geração para socorristas, profissionais de saúde e militares”, afirmou o professor.

Fonte: Tilt
Fotos: Divulgação / MIT

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vaquinha para crianças que nasceram com má-formação arrecada 300 mil reais em poucas horas

Nesta última semana contamos a história das irmãs Melissa, de apenas 8 meses e Vitória, de 5 anos. Estes dois anjinhos nasceram com graves...

Conheça os policiais de Bogotá que cuidam de cães de rua

Estima-se que existem 45.000 cães e gatos de rua na cidade de Bogotá, na Colômbia. Por conta do elevado número, foi dado ao Centro de Zoonoses de Bogotá a...

Senhora supera depressão profunda com o amor de seus 37 cães

“Desde aquele dia, ela nunca mais reclamou ou se queixou da saudade que sentia do meu avô."

Gato perdido segue casal em montanha nevada com 3 mil metros para voltar para casa

Cyril e Erik Rohrer subiam o Monte Britsen, na Suíça, quando inesperadamente um gatinho perdido se juntou a eles. O bichano se afastou da...

Joalheria que faz produtos com lascas de parede só contrata mulheres em situação de rua

O reaproveitamento de materiais é uma solução extremamente inteligente e criativa para que a gente viva em um mundo mais sustentável e menos consumista....

Instagram

Pesquisadores desenvolvem máscara facial que detecta Covid-19 em 90 minutos 2