Pesquisadores desenvolvem máscara facial que detecta Covid-19 em 90 minutos

0
1292

Uma equipe de engenheiros de duas das mais prestigiadas instituições de pesquisa do mundo desenvolveu uma máscara facial com minúsculos sensores descartáveis capazes de detectar o coronavírus em 90 minutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em parceria com o Instituto Wyss de Engenharia, da Universidade de Harvard, projetaram as máscaras para realizar o teste com o apertar de um simples botão.

O trabalho deles foi publicado na semana passada na revista ‘Nature Biotechnology’.

De acordo com o portal ‘Olhar Digital’, o resultado do teste é exibido dentro da própria máscara, para privacidade do usuário.

máscara que detecta coronavírus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona

Os mini-sensores que equipam a máscara possuem componentes liofilizados (desidratados) envoltos por um anel de elastômero de silicone. Para serem ativados, precisam de água (ou gotículas de saliva, por exemplo).

Essas gotículas podem hidratar os componentes do sensor para a SARS-CoV-2 (Covid-19), que ‘lê’ as gotas de respiração acumuladas no interior da máscara e produz um resultado em 90 minutos.

Complexo, né? Pois este é um trabalho de anos, pensado para outras doenças respiratórias além do novo coronavírus, mas que agora será um aliado importante na luta contra o vírus.

Uso médico

Para os pesquisadores do MIT, os sensores podem ser incorporados em máscaras faciais, bem como em outras roupas, como jalecos médicos.

O professor James Collins, do Instituto de Engenharia Médica e Ciência do MIT, um dos autores do estudo, disse que a descoberta pode ser usada inclusive por profissionais de saúde no futuro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Prevemos que esta plataforma pode permitir biossensores vestíveis de próxima geração para socorristas, profissionais de saúde e militares”, afirmou o professor.

Fonte: Tilt
Fotos: Divulgação / MIT

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.