Ele tem apenas 9 anos, mas sabe como poucos o verdadeiro significado de ser empático. Nascido em João Pinheiro, município localizado no noroeste de Minas, Othávyo Teixeira organizou uma campanha de arrecadação de materiais escolares pelo segundo ano consecutivo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Porquê? “Eu me coloquei no lugar das crianças que não têm e fiquei triste”, diz o garoto.
O destino das doações serão os alunos da rede municipal de ensino, a começar pelos mais necessitados.
Há pouco mais de uma semana, Othávyo deu uma entrevista para um jornal local contando mais à respeito de sua iniciativa, sempre com respostas rápidas e objetivas.
Leia Mais
“O meu dindo sempre ajuda os outros, às vezes ele fica sem nada, mas feliz por ter ajudado”, diz bem-humorada sua mãe, Carla Teixeira, ao lado da tia, Laura Teixeira. Elas contam que dão todo o apoio financeiro e moral que o garoto precisa, mas afirmam que todo o projeto é de autoria “exclusiva” de Othávyo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Após o período de campanha, no qual pede doações para vizinhos, colegas e familiares, eles saem no último dia para recolher os donativos – mãe e filho. Já a tia Laura ajuda na gravação dos vídeos, que são o motor de divulgação da campanha no Facebook.
De férias, Othávyo divide seu tempo livre entre trabalhar na campanha de doação de materiais escolares e seu celular, onde adora jogar Free Fire (game-mobile de ação e aventura). Além disso, diz gostar de andar de bicicleta na rua de sua casa ou conversar com seus amigos. “Ele não para um minuto”, brinca a mãe.
Leia também: Aposentados criam fábrica de brinquedos e doam a crianças carentes
Dito isso, comunicativo do jeito que é, Othávyo presta atenção em todos à sua volta e não deixa escapar ninguém. Como conta sua família, a campanha começou porque um colega de sala do garoto iniciou o ano letivo passado sem material escolar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A ausência de material do colega não passou despercebido dos olhos de Othávyo, que se organizou para doar-lhe os materiais necessários. Nessa época, eles tinham apenas 8 anos.
Durante o inverno, ele também se mobilizou para juntar roupas no tradicional bazar de agasalhos promovidos pela comunidade local em João Pinheiro.
Carla conta que o filho faz tudo praticamente sozinho durante as campanhas. Sobre suas roupas, Othávyo diz que “tem para usar, mas um monte de gente aqui fica com frio”, se dispondo a doá-las.
Leia também: Padre entrega casa feita com dinheiro do dízimo para família carente
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Talvez essa seja a grande diferença – enquanto muitos lamentam as dificuldades enfrentadas pelos outros e não fazem nada para mudar a situação, este garoto de apenas 9 anos, com a pouca bagagem que carrega, mas com o olhar atento, sempre tenta fazer algo para melhorar a vida de seu próximo, nem que seja só um pouquinho.
Othávyo inspira uma reflexão sobre nossas próprias ações. Que tal ajudar também?
COLABORE — Para a campanha, o menino está arrecadando todo o tipo de material escolar — caderno, lápis, borracha, cola, tesoura, régua, lápis de cor, apontador, etc. As doações podem ser entregues na Rua Israel Azambuja, n° 79 ou entrando em contato com Othávyo Teixeira pelo Faoebook que ele mesmo vai buscar.
META — Em 2018, 40 kits foram entregues nas escolas Dois de Maio, Manoel Lucas Prisco e Avelino de
Assis Brasil. Agora a ideia é aumentar o número de contemplados e chegar aos 50. Para isso, o importante é mobilizar a população para ajudar na causa. Empresas parceiras também são muito bem-vindas.
ENTREGA — Os kits para 2019 vão ser entregues aos diretores das escolas do município pelo Othávyo.
Segundo ele mesmo informou, a ideia é que nos primeiros dias desse ano letivo os alunos já estejam
recebendo seus novos materiais. “Eu mesmo queria entregar para cada um, mas como fica mais difícil, eu vou entregar de novo para a direção”, afirmou.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Tribuna do Pampa
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.