Material inspirado na pele do camelo garante refrigeração sem consumo de energia

No processo de refrigeração, a evaporação de água de qualquer material faz ele se resfriar. No entanto, quando ela termina, o material volta a esquentar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Levando esse princípio adiante, pesquisadoras do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, criaram um composto inspirado na pele dos camelos que é capaz de manter objetos refrigerados por longos períodos, sem a necessidade de gastar energia.

camelo no deserto

O camelo conta com uma pelagem vital para sua sobrevivência no deserto, uma vez que ela atua como capa isolante que o protege do calor extremo, ao mesmo tempo em que permite que o suor evapore.

É um processo extraordinário, pois enquanto o camelo está suando, seu organismo é refrigerado internamente e externamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trazendo esse conceito para o laboratório, o MIT criou um protótipo similar, com duas camadas: uma de hidrogel na parte inferior e uma capa de gel poroso com silício por cima.

O hidrogel é composto por 97% de água que evapora quando há calor, fazendo com que a temperatura dele caia na sequência.

Material inspirado na pele do camelo garante refrigeração sem consumo de energia

Por ter uma condutividade térmica muito baixa, a camada superior de gel poroso não absorve grande quantidade de calor. Assim, o hidrogel que fica na parte inferior se mantém resfriada por mais tempo, graças ao efeito da evaporação prolongado.

De acordo com o MIT, uma camada sem proteção do hidrogel perdeu toda a sua água em 40 horas, a uma temperatura de 30°C. Em outro teste, quando o material foi coberto com a camada de gel poroso, este processo passou para 200 horas, com a mesma temperatura!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O mais legal é que a temperatura se manteve em 7 a 8°C por todo esse período, o que garantiria a refrigeração de quaisquer tipos de alimentos e insumos por dias inteiros.

Material inspirado na pele do camelo garante refrigeração sem consumo de energia 2

Os cientistas do MIT também destacaram outra vantagem do material: após a evaporação total, é possível recuperar o hidrogel simplesmente colocando água.

O próximo passo do protótipo é descobrir maneiras de produzi-lo em larga escala a um custo mais baixo e acessível, visando ajudar pessoas em locais sem acesso à rede elétrica no armazenamento de alimentos e medicamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: eCycle
Fotos: MIT / Cell

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Designer japonês cria fonte que une a escrita Braille com a tradicional

Existem algumas ideias e inovações que nos fazem perguntar: como, até hoje, ninguém tinha pensado nisso, não é mesmo? Como este alfabeto, que tem...

Com bom humor, dentista transforma ida ao consultório em momento de diversão para as crianças [VIDEO]

Um consultório com decoração leve e simpática para as crianças: é aqui que o odontopediatra Paulo Bonavides - o Tio Paulo, - atende dezenas...

Médica ‘receita’ influenciadores e intelectuais negros para jovem deprimido

Deu certo: o jovem, negro, gay e periférico, está namorando! 🖤

Ex-gatinho de rua ganha crachá, uniforme e vira “gerente” de empresa

Imagine a cena: um gatinho com crachá e uniforme trabalhando em uma loja de enxovais. Pode parecer uma imagem curiosa, mas foi o jeito...

“Obrigada por incluir meu filho”, diz mãe ao ver a linda relação de seu filho autista com a amiga

Qual a lembrança mais incrível que você tem da escola? A do Nicholas com certeza será a 'E', sua amiga do jardim de infância....

Instagram

Material inspirado na pele do camelo garante refrigeração sem consumo de energia 3