Maternidade real: escritora faz sucesso na internet escrevendo cartas para a filha

0
1383

A adolescência é uma fase marcada por mudanças e descobertas. O primeiro beijo, a primeira saída sem os pais, o primeiro encontro amoroso, a primeira relação sexual. Tudo isso enquanto o corpo muda numa velocidade assustadora por conta dos hormônios que trabalham a “toque de caixa” para que aquele indivíduo, enfim, se torne um jovem adulto. E quando no meio desse turbilhão de sentimentos uma adolescente descobre que está grávida?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A escritora e youtuber Paola Rodrigues sabe bem o que é isso. Engravidou aos 15 anos do primeiro namorado e precisou lidar logo cedo com medos, angústias e questionamentos típicos de quem se torna mãe muito jovem numa cidade do interior de São Paulo. Foi escrevendo que encontrou força para lidar com a maternidade precoce e a perda da filha, Laura, que faleceu logo após o nascimento.

Leia também: Pai faz blog/diário para registrar momentos que seus filhos poderão acessar quando adultos

Depois foi trabalhar como atendente em um shopping e se sentia sem perspectivas. Até que descobriu que estava novamente grávida e tudo começou a mudar. “Precisava encontrar um ‘caminho’ rápido, já que minha vida mais uma vez estava mudando. Foi assim que comecei a ser redatora freelancer, encontrando pequenos anúncios na internet para escrever sobre tudo”, conta.

Com uma mão no teclado e outra segurando a bebê recém nascida, Paola escrevia para alguns sites sobre música, cinema, literatura e games. Havia descoberto seu caminho: escrever e, por meio disso, ajudar as pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi quando o desejo de colocar para fora os recados que mentalizava desde a gravidez  para a filha se tornou real. Em 2014 criou o blog Cartas para Helena. A identificação de outras jovens mães foi tanta que hoje o blog tem em média de 15 mil visitantes por mês. A previsão é de que ainda nesse ano seja lançado, pela editora Belas Letras, o livro inspirado na trajetória da escritora.

O segundo blog, Não Pule da Janela, surgiu quando a escritora tomou coragem de escrever mais sobre os medos e descobertas da maternidade.  Em dois anos de existência, o blog teve 5 milhões de visualizações e uma das colunas já alcançou mais de 21 milhões de pessoas pelo Facebook.

O objetivo principal tanto dos blogs quanto do livro é passar a mensagem de que, por mais difícil que seja, a maternidade é partilha, descoberta e união, e não um lugar nebuloso cheio de medos e dúvidas sem respostas, sem perspectiva quando você é jovem e se vê desamparada. “Quando dividimos vivências estamos dizendo: Ei, eu passei por isso, te entendo e vai dar tudo certo!”, afirma Paola.

Como a escritora não para e as idéias surgem o tempo todo, estreou recentemente seu canal no Youtube. Nele aborda temas ligados a maternidade e juventude de maneira despojada, dando a sensação de uma conversa entre amigas, falando desde quando se descobriu grávida até os desafios que encontrou, como bullying e machismo.

Cartas para Helena
Blog: cartasparahelena.wordpress.com
Facebook: facebook.com/cartasparahelena

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não Pule da Janela
Facebook: facebook.com/naopuledajanela

Crédito de foto: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.