Mineira capacita mecânicas e cria selo para oficinas ‘amiga das mulheres’

Vinda de uma família de baixa renda da periferia de Belo Horizonte (MG), Barbara Brier, 31 anos, precisou arranjar um emprego desde cedo para ajudar em casa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após passar em um cursinho preparatório gratuito para mecânica automotiva, ela descobriu que o trabalho que deveria ser temporário poderia ser sua vocação.

Logo apaixonou-se pela área. Aos 19 anos, Barbara já acumulava experiência em manutenção automotiva e técnica em automobilística, conseguindo uma vaga bastante disputada em uma grande montadora de automóveis.

Mecânica cria selo certifica oficinas amigas das mulheres
Foto: Sarah Torres

Preconceito e conquista do espaço de trabalho

Não demorou muito para experimentar na prática o que uma mulher precisa enfrentar para conquistar seu espaço em um ambiente predominantemente masculino.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eu não podia ser muito feminina”, conta. “Se ouvia alguma gracinha, ignorava e continuava. Precisava provar aos outros aquilo que eu sabia. Tinha gente que me testava. Mas com o passar do tempo, fui ganhando confiança”, relembra.

Mecânica cria selo certifica oficinas amigas das mulheres
Foto: Sarah Torres

Criação da própria empresa

Após oito anos na empresa e reconhecida como uma expert em mecânica de automóveis, graduada em gestão da produção industrial, a mineira decidiu se reinventar, criando o blog Brier Cars em 2016. O site fala especialmente sobre carros antigos, atraindo a atenção de muita gente.

A popularidade do blog acendeu uma ideia adormecida na cabeça de Barbara: ensinar mecânica automotiva para mulheres. “Uma amiga consultora percebeu o quanto eu entendia de carros e me deu essa dica. Eu aceitei e comecei a organizar turmas de mecânica para mulheres”, conta.

Ela começou a dar aulas e palestras em espaços de coworking, com duração de 2 a 4 horas. O negócio se expandiu rapidamente e Barbara logo percebeu que poderia ir além se incluísse também treinamentos para oficinas mecânicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mecânica cria selo certifica oficinas amigas das mulheres
Foto: Sarah Torres

Oficina Amiga da Mulher

Em 2017, a mecânica automotiva foi procurada por várias alunas que passaram por algum tipo de experiência negativa em oficinas – como assédio ou por terem sido enganadas.

Barbara ficou surpresa ao não conseguir indicar profissionais de confiança para elas levarem seus carros para manutenção e conserto.

Assim, pouco depois de participar de um processo de mentoria, a mineira mudou o nome de sua marca para Oficina Amiga da Mulher. Nesse meio-tempo, criou um selo de certificação de oficinas que oferecem às clientes mulheres um ambiente de igualdade, pautado no respeito e na excelência do atendimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O selo é dado após treinamento e mostra que os estabelecimentos estão aptos para atender suas clientes com respeito e transparência.

Até aqui, dez oficinas já receberam o selo e 300 alunas foram instruídas por Barbara. O próximo passo agora é expandir seus serviços, oferecendo aulas presenciais e online certificadas para pessoas de toda a América Latina.

[Nota de Redação]

O seu Zezinho tem 68 anos e nunca foi à escola. Ele queria muito aprender o alfabeto e finalmente poder escrever o próprio nome. Gentil toda vida, uma professorinha de 9 anos começou a ensinar o vendedor de picolé a ler e escrever.

[Aproveitando que estamos no Mês da Mulher, bora fazer uma doação para a campanha que vai construir um ateliê para costureiras do sertão baiano? Clique aqui e doe.]

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Universa

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Desenganado pelos médicos, menino com leucemia chora ao receber alta

O pequeno Marcelo Otávio Gomes, 7 anos, recebeu alta do Hospital do Câncer Infantil (Gpaci) de Sorocaba (SP) após vencer uma leucemia diagnosticada meses antes. Ele...

Menino de 5 anos junta tampinhas para comprar cadeira de rodas pra pessoas necessitadas

Com um belo sorriso no rosto, o pequeno Felipe, 5 anos, de Brasília (DF), mobiliza pessoas na coleta de tampinhas de plástico. O motivo?...

Cachorra de rua chora ao oferecerem comida pra ela e seus filhotes

Um vídeo publicado no Facebook do Ricardo Lucas Carvalho Sena está causando comoção na internet ao mostrar o momento em que uma cachorra de...

Galinhas ajudam idosos a superar a solidão em casas de repouso

As galinhas estão ajudando idosos a combater a solidão em casas de repouso em Manchester, na Inglaterra.

E se fosse no Brasil? Com café compartilhado, cafeteria goiana promove generosidade

Você pensou Europa? Estados Unidos, talvez? Pois é no centro-oeste que encontramos uma cafeteria que pratica o café compartilhado. Você toma um cafezinho pago por...

Instagram