A pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social geraram novas práticas e boas ideias na rotina de muita gente atenta aos movimentos da natureza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É o caso de um mecânico de manutenção de Pirassununga (SP) que tem incentivado a população a olhar para o mundo mais de perto, cuidadosamente.
Desde maio do ano passado, quando o isolamento social foi decretado, Leonardo Fugolari criou um estúdio fotográfico em casa – mais especificamente, dentro do seu guarda-roupa.
Leia Mais
“Como não estava indo para o trabalho, decidi ocupar meu tempo com dois de meus hobbies prediletos: a fotografia e a observação da natureza”, contou. O passatempo logo se tornou um propósito: criar uma espécie de catálogo sobre plantas que podem ser vistas em qualquer lugar, inclusive na cidade grande.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Elas podem estar perto de sua casa, no seu serviço ou até mesmo no seu quintal e você nunca soube qual a espécie”, descreveu o observador.
Para facilitar o acesso do público ao seu trabalho, Leonardo criou uma página nas redes sociais para difundir os conhecimentos. “O nome ‘Ó de perto’ foi pensado justamente para que o público veja mais de perto os detalhes e algumas características ou curiosidades relacionadas a cada espécie”, explicou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Folhas, frutos, penas e flores coletada na casa do mecânico são levados ao seu mini-estúdio, improvisado dentro do guarda-roupa.
“Fica dentro do meu guarda-roupa mesmo! Crio algum tipo de suporte para cada exemplar, a fim de deixá-lo imóvel e faço também a pós-produção em softwares de edição de imagens”, contou Leonardo.
Seu caprichado trabalho busca instigar a curiosidade e o amor pela natureza e fazê-las prestar mais atenção desde os pequenos seres até às mais frondosas árvores.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Desde o início do projeto venho guardando sementes dos frutos que já coletei, então pretendo plantá-las e fazer algum tipo de acompanhamento do desenvolvimento das plantas na página. A criação de um foto livro também passa por minhas ideias, que talvez com a ajuda de biólogos trouxesse um material bem mais completo”, imaginou.
Fonte: G1
Fotos: Leonardo Fugolari/Acervo Pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.