Em 2016, ao término dos Jogos Olímpicos do Rio e início dos preparativos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, o comitê responsável pela organização do evento anunciou um plano de produzir as requisitadas medalhas olímpicas de ouro, prata e bronze a partir dos metais reciclados encontrados nos restos de aparelhos eletrônicos descartados, como eletrodomésticos e notebooks.
O objetivo por trás da iniciativa era promover consciência à respeito do lixo eletrônico, um assunto-chave dos debates no Japão acerca da reciclagem e sustentabilidade.
De cada 6 quilos de lixo eletrônico descartados no mundo, 1 vem de terras nipônicas (16% do descarte global).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Três anos depois do anúncio, pelo visto, o projeto decolou. Na última sexta-feira, 8, o comitê anunciou que a meta estipulada de desenvolvimento e concepção das medalhas a partir dos dejetos está em estágio avançado e que a grande onda de apoio do povo e empresas japonesas, aliados aos atletas do país e de outras nações aceleraram o processo.
Leia também: Governadora de Tóquio reduz salário pela metade para salvar dinheiro dos contribuintes
Segundo os organizadores, quase 80 mil toneladas de lixo eletrônico foram coletadas pelos serviços de sanitarismo municipais desde 2016. Grande parte dos dejetos foram doados por empresas de telefonia e de suporte à smartphones, além dos cidadãos, a partir dos centenas de postos de coleta fixados nas repartições públicas.
Toda a demanda por matéria-prima para a fabricação das medalhas de bronze já foi atendida – 2,7 toneladas do metal foram coletadas e serão confeccionadas como medalhas até o fim de junho. As honrarias de ouro e prata estão quase lá – 93,7% e 85,4% já foram coletados, e a expectativa é que a meta seja batida até meados de março.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo o comitê olímpico, o Programa de Recolhimento de Lixo Eletrônico será encerrado no dia 31 de março, enquanto a revelação visual das medalhas das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio de rolar apenas no meio do ano.
Leia também: Essa vovó japonesa de 89 anos adora se fotografar em situações hilárias
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: B9
Foto de capa: Reprodução / B9
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO