Médica descobre erro em exame, evita retirada de intestino e muda vida de paciente

Uma história com enredo de novela, mas que aconteceu na vida real e que só termina com um final feliz por causa da atitude de uma médica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A enfermeira Aura Coimbra tinha recebido diagnóstico de câncer no intestino e a solução seria uma cirurgia para retirada do tumor e parte do seu intestino. O desespero e a angústia se transformaram em esperança e alívio graças à médica Renata Coudry.

Aura mora no interior de Goiás e recebeu o diagnóstico aos 30 anos de idade. A notícia chegou num dia super especial para ela, estava indo morar sozinha pela primeira vez, mas tudo parecia desabar.

Foi muito difícil porque eu recebi o resultado do laboratório via WhatsApp coincidentemente festejando o dia que ia morar sozinha. Eu estava lavando a casa nova para dar uma festa à noite, foi traumático. O câncer mexeu muito, por eu ser da saúde vivencio a realidade dos pacientes, e isso me abalou muito, foi o pior dia da minha vida”, relembra.

Depois desse dia, Aura começou uma série de outros exames e consultas e a solução parecia ser mesmo uma cirurgia para a retirada do tumor e, consequentemente, boa parte do intestino. “Já tinha feito consulta com oncologista e sabia de todos os riscos, da possibilidade de uso de bolsa de colostomia, investiguei metástase, fiz mapa de câncer”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Médico desconfiou de resultado de exame: “Me agarrei firmemente nessa possibilidade”

O médico proctologista Hélio Moreira Júnior foi o primeiro a levantar a hipótese dos exames terem sido trocados.

“A possibilidade de não estar doente foi incrível, eu me agarrei firmemente, com muita fé. Renasceu uma esperança, uma vontade, uma força“, relembra.

Paciente que teria o intestino retirado por erro médico
Por erro em exame, Aura quase perdeu mais da metade do intestino sem ter doença nenhuma. Foto: Arquivo pessoal

A dificuldade agora era encontrar um laboratório que fizesse um exame sobre o material analisado no primeiro teste para identificar se ele realmente pertencia à Aura.

Nenhum laboratório se dispôs a fazer porque era um teste de DNA complexo. “E ao mesmo tempo tinha a possibilidade de pensar que toda aquela esperança poderia ter um sofrimento ainda maior“, disse Aura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A enfermeira entrou em contato com o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Era a última esperança. “Conversei com uma pessoa maravilhosa por telefone, a Cibele, que me ouviu e entendeu meu problema”, disse.

Primeira médica se recusou fazer o exame: “Muito fria”

Aura mandou o material para análise, mas a médica disse que não iria fazer o teste porque era dispendioso e tinha muita chance de dar errado. “Eu chorei muito, era um resultado que poderia mudar totalmente a minha vida.”

Mas Aura insistiu.

Consegui o telefone dela, mandei áudio para a médica chorando pedindo pelo menos pra tentar, ela ignorou o áudio e me bloqueou. Foi muito fria, me marcou muito de dor e de desespero. A pessoa que poderia me ajudar, se recusar. Foi frustrante”, lembra com tristeza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esperança ressurgiu quando Aura já se preparava para cirurgia

Depois de todo o sofrimento, a paciente não tinha mais alternativas e finalmente teve que marcar a cirurgia. Ela já estava fazendo os exames pré-operatórios e se convencendo da necessidade da operação que iria retirar grande parte do seu intestino para evitar uma possível metástase. “Eu contemplei a proximidade da morte“, lamenta.

Foi quando então que ela recebeu uma ligação que mudaria para sempre a sua vida.

“Eu estava dirigindo. Lembro do tom de voz dela, uma voz que transmite muita energia. Encostei o carro e comecei a chorar. Ela disse: ‘Eu soube do seu caso e acho sim que a gente tem que tentar fazer, quero saber se você quer…’ e eu disse que era tudo o que eu mais queria”, relembrou.

Aura conheceu doutora Renata no programa Fátima Bernardes, da Globo.
Aura e Renata se conheceram pessoalmente no programa Encontro, da apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo. Foto: Arquivo pessoal

A médica realizou o teste e dias depois retornou a ligação. “Ela disse: ‘Eu já falei para o seu médico, mas quero lhe dar a boa nova, os exames estavam realmente trocados, você não tem câncer’. Ela chorou junto comigo de emoção, foi a melhor notícia que recebi na minha vida”, contou Aura ainda emocionada.

Atitude da médica mudou completamente a vida de Aura

A atenção da médica Renata Coudry deu um novo rumo para a vida de Aura. Depois disso, foi só felicidade.

Hoje, aos 33 anos de idade, ela fez uma lista de coisas que deveria realizar todos os dias e que não tinha feito até então, como rever amigos de infância, pular de paraquedas, fazer tatuagem, ir a um show do Roupa Nova… Coisas que só são possíveis graças à empatia de Renata.

Médica que descobriu erro em exame e evitou cirurgia de retirada do intestino de paciente
A médica Renata é especialista em patologia molecular. (Foto: Arquivo pessoal)

A gente tem que ter empatia, estar na pele do paciente, da necessidade dele. Esse é o grande motivo de a gente ser médico, poder ajudar“, disse a médica.

Passados dois anos do que aconteceu. Elas puderam se conhecer pessoalmente no programa Encontro, da apresentadora Fátima Bernardes, na Rede Globo. Olha só:

“Foi incrível o que ela fez por mim. A empatia e a humildade dela me inspiram, aprendi muito com ela sobre a capacidade de ouvir o outro, de se sensibilizar com a dor do outro. Que eu possa ser humana com as pessoas como ela foi comigo”, finalizou Aura.

[Nota da Redação]

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:

No interior de SP, médico doa uma muda de árvore para cada bebê que traz ao mundo: "pra crescer junto com a criança"

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb, 69 anos, presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela!

Posted by Razões Para Acreditar on Wednesday, January 29, 2020

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

conteúdo original

 

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,022,152FãsCurtir
2,165,102SeguidoresSeguir
11,580SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Com 4 filhos pequenos, dona de casa abandonada por marido recebe apoio de internautas

A jovem mamãe Andreza Santos Araújo, 23 anos, mora e cria sozinha seus quatro filhos pequenos em Várzea Grande, Mato Grosso. Desde que o...

Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Não existe idade certa para realizarmos nossos sonhos e o universitário Carlos Augusto Manço, que entrou na faculdade aos 90 anos, é um dos...

Supermercado mobiliza internautas e encontra cliente que perdeu R$ 840 dentro da loja

O seu João foi fazer compras no supermercado Rei da Economia, em Solânea (PB), e acabou deixando cair uma bolada de R$ 840 no...

Instagram