Em cirurgia inédita no Brasil, médica ‘queima’ tumor de bebê ainda no útero

Em maio deste ano, a médica Danielle Brasil, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília (DF), realizou um procedimento inédito em nosso país ao retirar um tumor de um bebê que ainda estava sendo gestado no útero da mãe.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Semanas depois, a jornalista Polyana Resende Brant, 34 anos, deu à luz seu primeiro filho, Ragnar – o mesmo nome de um guerreiro viking, muito pertinente para tudo o que o bebê teve que enfrentar para nascer.

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

“Hoje ele está aqui cheio de saúde, mamando bem, dormindo bastante, crescendo forte, e é o que deixa a gente feliz e contente”, disse o pai, Tiago Brant.

Ainda na barriga da mãe, Ragnar passou por 2 cirurgias no segundo trimestre da gravidez, depois que exames confirmaram um tumor no tórax que estava comprimindo órgãos importantes da criança.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

“A gente descobriu que ele estava com um tumor que é chamado de sequestro pulmonar, tumor irrigado pela aorta. Vários vasinhos alimentavam esse tumor e ele crescia progressivamente. Além disso, tinha derrame pleural, presença de líquido dentro da caixa torácica, e tudo isso estava empurrando e comprimindo coração, pulmão e esôfago”, lembrou Polyana.

Os pais procuraram especialistas obstetras em todo o Brasil e acabaram chegando na Dra. Danielle Brasil, que assim como eles, mora em Brasília (DF).

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

“Foi desesperador ter essa notícia de que o neném poderia vir a óbito, que esse tumor e derrame poderiam prejudicar o crescimento do coração, o desenvolvimento dos pulmões. A gente ficou bem desesperado. Mas mantivemos a fé e decidimos procurar pelos melhores”, contou a Polyana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tumor foi “queimado”

Danielle explica que esse tipo de procedimento é muito delicado, só sendo feito quando a vida do feto está em risco.

“Assim, com uma agulha grossa que contém fibra de laser dentro, podemos queimar esse vaso. A gente entra com a agulha grossa tórax, [mas antes] anestesia o bebê, anestesia bem a parede do útero, e a barriga da mãe”, frisou.

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

Para se ter uma ideia, antes da cirurgia, o tumor chegou a ter 2 vezes o tamanho da cabeça de Ragnar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Estava tão grande que comprimia os pulmões. Não dava para ver na ecografia. Estava desviando o coração, comprimindo o esôfago, e causou um quadro onde o neném fica inchado em várias partes do corpo. Então, o prognóstico era de óbito fetal se não houvesse uma intervenção”, disse Danielle.

Após uma primeira intervenção, que não foi o suficiente para remover por completa a massa, a médica optou pelo procedimento inédito, a laser, que “queimou” as vias de fornecimento sanguíneo do tumor, fazendo-o morrer gradativamente.

“Eu tenho um alvo móvel, que é o tumor, dentro de um alvo móvel, que é o bebê. A anestesia é para ele não sentir nada e ficar imóvel”, explicou a médica. “Quanto mais eu queimava o tumor, mais difícil ficava, porque a gente ia perdendo visibilidade. Mas a gente persistiu e queimou tudo que a gente conseguiu”.

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

Com o sucesso da operação, Polyana e Tiago decidiram batizar o filho de Ragnar, referência ao nome do guerreiro protagonista da série “Vikings”.

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

Ragnar está com o quadro de saúde estável e deve retornar daqui alguns meses ao hospital para exames de rotina.

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero

“Minha esposa maravilhosa fazendo tudo que está ao alcance dela para salvar a vida dele, segurando a onda nessas cirurgias, é uma guerreira igual meu filho. Ele tinha que ter nome de guerreiro”, completou o pai.

Fonte: BBC
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,981,416SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Homem que teve pernas amputadas escala os 3 picos mais altos da Inglaterra

Quatro anos após ter as duas pernas amputadas devido a um coágulo sanguíneo, o britânico Ben Lovell, 42 anos, escalou os três picos mais...

Menina de dez anos cria linda campanha para ajudar a ampliar orfanato na Índia

O que a cidade de Augusta, nos Estados Unidos, tem em comum com a cidade de Banbasa, na Índia? A pequena Ruby Marden de dez anos! Através de um...

Médicos de Brasília trocam exame de vista por cobertores para desabrigados

Ajudando quem não pode pagar pelo exame e os moradores em situação de rua: excelente iniciativa!

Bombeiro chora ao resgatar criança de 4 anos que se afogava: “lembrei do meu filho” (SP)

A foto de um bombeiro chorando, com uma criança no colo, viralizou rapidamente nos últimos dias. O homem é o cabo Joel Júnior Silva...

Bienal do Livro doa 15 mil exemplares aos complexos do Alemão e da Penha, no RJ

Para incentivar ainda mais a leitura em comunidades carentes, a Bienal do Livro Rio, fez uma doação de cerca de 15,5 mil livros para...

Instagram

Em cirurgia inédita no Brasil, médica 'queima' tumor de bebê ainda no útero 3