Novo medicamento contra HIV promete eliminar totalmente o vírus do corpo de soropositivos

Um passo além na busca pela cura do HIV! Um grupo de cientistas do estado da Califórnia (EUA) desenvolveram um novo tipo de medicamento contra o vírus da imunodeficiência humana que promete eliminar totalmente esse intruso do organismo dos soropositivos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resultados preliminares indicam que é possível remover até as cepas dormentes do vírus.

Nessa primeira fase do estudo (pré-clínica), foram feitos testes com camundongos. Os pesquisadores trabalham no refinamento de uma técnica de 2017, com resultados mais palpáveis do que nos anos anteriores.

O HIV é um lentivírus que está na origem da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Ele foi o responsável pela última pandemia global, que assolou o planeta nos anos 1980 e 1990, até perder força.

Novo medicamento contra HIV promete eliminar totalmente o vírus do corpo de soropositivos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A AIDS continua sendo um problema grave ainda hoje, especialmente em países africanos, onde a taxa de contaminação permanece alta.

Felizmente, graças ao trabalho persistente da comunidade médica e científica, já existe tratamento.

A partir de um coquetel de medicamentos, é possível manter o vírus sob controle, evitando que ele se reproduza no corpo e cause a AIDS.

No entanto, esses remédios não matam todos os patógenos do organismo, apenas o suficiente para garantir qualidade de vida para o paciente, e impedir a transmissão.

A cura completa (ainda) não é possível porque o HIV é capaz de entrar em um estado de dormência, onde não pode ser rastreado pelos anticorpos do organismo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Caso o paciente interrompa o tratamento, essa reserva do vírus é capaz de reinfectar rapidamente todo o corpo. Daí a necessidade de tomar o coquetel com regularidade.

Novo medicamento contra HIV promete eliminar totalmente o vírus do corpo de soropositivos 3

“Kick and kill”

Em artigo publicado na Revista Nature, os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles explicaram que a técnica desenvolvida é capaz de “manobrar” esse mecanismo de autoproteção do vírus.

Eles a batizaram de “kick and kill” (“chutar e matar”), onde utilizam uma molécula que ‘acorda’ o vírus dormente — daí o termo chute, “kick” —, que fica vulnerável para a ação dos anticorpos — que o matarão, “kill”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Novo medicamento contra HIV promete eliminar totalmente o vírus do corpo de soropositivos 4

A “kick and kill” foi desenvolvida em 2017 e vinha sendo aprimorada pelos cientistas desde então. Agora, quase cinco anos depois de muita pesquisa, uma versão refinada do tratamento foi anunciada.

Nela, são feitas injeções de células saudáveis que ajudam o combate do vírus.

Até aqui os resultados têm sido promissores e sinalizam um avanço no tratamento do HIV. Em números práticos, em 40% dos roedores do experimento, o vírus foi completamente eliminado.

Novo medicamento contra HIV promete eliminar totalmente o vírus do corpo de soropositivos 5

Para Jocely Kim, professora de medicina e autora do estudo, o objetivo agora é refinar ainda mais, quase à perfeição, essa abordagem.

Sua grande ambição é eliminar o HIV em 100% dos camundongos testados.

“Também vamos mover essa pesquisa para estudos pré-clínicos em primatas não humanos com o objetivo final de testar a mesma abordagem em humanos”, afirmou. Estamos mais próximos do que nunca da cura do HIV!

Fonte: DOI / CNN Brasil
Fotos: Reprodução / Mundo Estranho

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Academia inaugurada nos EUA gera energia limpa com exercícios dos alunos

Inaugurada este ano no tradicional bairro Rochester, em Nova York, EUA, a Eco Gym é uma academia e ginásio ecológico onde as pessoas podem gastar...

Casal do Paraná adota cinco irmãos para não separar a família

Um casal da cidade de Peabiru, no Paraná, conseguiu adotar cinco irmãos, que moravam em um abrigo, para não separar a família. O casal preferiu...

Sem dinheiro, pai cria fantasia com sacolas plásticas para filha

Até onde vai a criatividade de um pai para ajudar sua filha a realizar um sonho? Bem longe, não é mesmo?! O operador de...

Ao invés de super-heróis, criança de 6 anos escolhe o irmão como tema da festa de aniversário

Só quem tem irmãos sabe como é especial a relação de amor e amizade que vamos construindo com eles ao longo da vida. Para...

Professora conquista aluno bagunceiro com ‘pedagogia do abraço’

No lugar da bronca, um abraço carinhoso.

Instagram

Novo medicamento contra HIV promete eliminar totalmente o vírus do corpo de soropositivos 7