Médico brasileiro recebe o “Oscar” da Oncologia por projeto inovador para tratar câncer de próstata

O médico oncologista Pedro Henrique Isaacsson, de 36 anos, recebeu um prêmio internacional por seu estudo que busca encontrar novas formas de tratamento para o câncer de próstata.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pesquisa, desenvolvida junto ao Instituto de Pesquisa Moinhos e a Johns Hopkins Medicine International, muito prestigiada dentro da comunidade médica, usa o método de terapia androgênica bipolar para tratar a doença.

Médico brasileiro que desenvolve novo tratamento para o câncer de próstata ganha prêmio internacional
Foto: Reprodução / CNN

Ela consiste em altas doses de testosterona associadas à medicação “Radium-223” (devidamente aprovada para uso) para combater as células cancerígenas.

Até aqui, cerca de 40 pacientes atendidos pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), receberam a nova terapia, com resultados preliminares muito promissores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse trabalho, liderado por Pedro, levou ao reconhecimento da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que concedeu o prêmio Career Development, ao médico oncologista.

Médico brasileiro que desenvolve novo tratamento para o câncer de próstata ganha prêmio internacional
Foto: Reprodução / CNN

Entre os médicos, a premiação é considerada o “Oscar da Oncologia”, pois exalta os profissionais que mais se destacaram em suas áreas de pesquisa em todo o mundo, buscando melhorar a experiência e o tratamento do paciente.

Nesta semana, Pedro deu entrevista à CNN, onde se disse muito grato por estar ao lado de outras iniciativas lideradas por instituições que são referência mundial.

“Esse é um prêmio que tem 30 anos e, pela primeira vez, um hospital brasileiro foi selecionado. São 20 projetos selecionados que receberão 200 mil dólares (R$ 1 milhão)”, contou ele, acrescentando que 100% dos recursos serão destinados ao Hospital Moinhos de Vento para serem investidos em projetos de pesquisa contra o câncer de próstata.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Médico brasileiro que desenvolve novo tratamento para o câncer de próstata ganha prêmio internacional
Foto: Reprodução / CNN

Tratar a doença enquanto devolve a qualidade vida ao paciente

A terapia androgênica bipolar visa combater as células cancerígenas com mais eficiência, ao passo que devolve a qualidade de vida ao paciente, muitas vezes tão enfraquecido devido à ação da radio e quimioterapia.

“Nosso projeto devolve níveis de testosterona altos ao paciente de forma a tratar a doença e também melhorar a qualidade de vida. É uma linha de pesquisa que já temos com alguns projetos em andamento em que investimos nessa terapia com testosterona sozinha ou em combinação com outra terapias. No caso deste estudo premiado, a testosterona é usada em conjunto com uma terapia chamada Radium 223, um radiofármaco, aprovada para câncer de próstata”, explicou.

Médico brasileiro que desenvolve novo tratamento para o câncer de próstata ganha prêmio internacional
Foto: Reprodução / Luiz Takano

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda neste mês, Pedro e outros pesquisadores devem começar o recrutamento de pacientes no Brasil e nos Estados Unidos. Estima-se que 50 pessoas diagnosticadas com câncer de próstata (com apresentação de metástase) devam ser contemplados com a nova terapia.

“É uma pesquisa muito promissora para pacientes com câncer de próstata. Podemos regredir o câncer e melhorar a qualidade de vida das pessoas, devolvendo e aumentando a testosterona dos pacientes e proporcionando menos efeitos adversos da hormonioterapia como fadiga, disfunção erétil, risco de fraturas, entre outros”, destacou o oncologista.

Fonte: CNN

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Médico brasileiro recebe o "Oscar" da Oncologia por projeto inovador para tratar câncer de próstata 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

“Meu filho troca qualquer rolê com os amigos para estar com seu ‘biso'” [VIDEO]

Uma das coisas que mais traz orgulho para a mamãe coruja Karina Stark é ver a amizade e cumplicidade do filho para com seu...

Restaurante de Florianópolis é o primeiro do país a ter o selo ‘lixo zero’

Assegurar o consumo sustentável até 2030, imagina? É uma das metas elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger o planeta. Em Florianópolis, um restaurante...

Participe de um encontro pelo fim da comunicação fast food!

Já parou (se é que dá tempo) para pensar no quanto estamos apressados e no como estamos deixando de dar valor às pequenas coisas? Na...

Megg Rayara: a primeira travesti negra a receber título de doutora no Brasil

A tese traz um estudo de caso com quatro professores negros, homossexuais e afeminados.

Assista a reação dessas irmãs quando a mãe as surpreende com sua nova irmã adotiva

Essa bebê certamente trouxe muita alegria para suas novas irmãs - tanto que elas não puderam evitar chorar de felicidade. Shane e Kasi Pruitt sempre...

Instagram

Médico brasileiro recebe o "Oscar" da Oncologia por projeto inovador para tratar câncer de próstata 2