Médico brasileiro faz massagem cardíaca em passarinho ‘morto’ – e o traz de volta à vida

O médico brasileiro Airton Aurino Fernandes tem 39 anos de profissão. Nesse tempo todo, ele ajudou a salvar inúmeras vidas humanas, mas, desta vez, seus esforços salvaram a vida de um passarinho, com ajuda de uma massagem cardíaca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No mês passado, ele e seus colegas de enfermagem viajavam para atender pessoas na zona rural quando o carro em que estavam quebrou no meio da estrada. Fernandes e os colegas continuaram a viagem a pé, andando cerca de uma milha até chegarem a uma pequena cidade, onde puderam descansar num refeitório da comunidade. (Você também pode apoiar animais com Visa, sem pagar nada a mais por isso, inscreva-se aqui.)

Médico faz massagem cardíaca em passarinho Airton Arturino
Divulgação

Foi quando um pequeno pássaro, um sabiá, passou por eles e bateu forte numa janela tentando sair do estabelecimento. Fernandes correu imediatamente para verificar o estado do animal, caído no chão, como um bom amante dos animais que ele é. Não havia qualquer sinal de vida no pobrezinho.

“Ele estava morto”, disse o médico ao site The Dodo. Mesmo assim, Fernandes, que se diz teimoso quando decide fazer algo, se recusou a aceitar a morte do bichinho. “Tentei revivê-lo com massagens cardíacas e respiração boca-a-boca.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fernandes fez RCP no animal sem vida pelos 10 minutos seguintes. A cada massagem, seus esforços pareciam em vão. “Mas eu era teimoso. Eu não desisti”, lembra.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória), também conhecido como massagem cardíaca.

Então, para o espanto e a felicidade de todos, o pássaro voltou à vida. “Graças à Deus, funcionou”, disse Fernandes. “Fiquei surpreso e feliz!”

O médico levou o pássaro para fora do refeitório e o colocou na natureza para recuperar sua energia. Fernandes e os enfermeiros aguardavam ansiosamente o momento que o passarinho levantaria voo – e então ele voltou a voar. “Foi realmente muito bonito”, comemorou o médico.

Fernandes disse que essa foi a primeira vez que ele fez RCP em um animal e que todas as criaturas têm o direito à vida. “Eu tenho um lema: devemos sempre estar atentos para ajudar nossos companheiros humanos, nossa fauna e nossa flora e conscientizar nossos filhos para que possamos sempre ter um mundo melhor. Depende da boa ação de cada um de nós.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira:

Apoie causas com Visa, sem pagar a mais por isso. Inscreva-se e ajude já! Aqui.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,851,931SeguidoresSeguir
24,983SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Desempregada recebe mensagens racistas e gordofóbicas de “profissional” de RH e recebe apoio de internautas

A Marcela não tem abaixado a cabeça para as dificuldades que aparecem em sua vida, principalmente após a pandemia. Só que algumas pessoas sempre surgem...

Como um depósito está fornecendo milhares de livros de forma gratuita

Do lado de fora, o The Book Thing parece um depósito como outro qualquer.

Adidas revela os primeiros produtos feitos com plástico retirado do oceano: tênis e camisas de futebol

Dois dos maiores times do futebol mundial, Real Madrid e Bayern de Munique, nesta temporada, estão usando camisas feitas com plástico retirado do oceano.

Com ‘delivery’, ele já entregou mais de 2 mil currículos para ajudar desempregados

Um Delivery de Currículos é TUDO para quem precisa arrumar um emprego em tempos de isolamento social! Sem poder sair de casa, como é que...

Estudante de SP será a delegada do Brasil em encontro global de lideranças femininas

Estamos vivendo em uma época maravilhosa relacionada ao empoderamento feminino, iniciativas bastante relevantes tem surgido cada vez mais. A jovem Ana Carolina Queiroz vai representar...

Instagram

Médico brasileiro faz massagem cardíaca em passarinho ‘morto’ - e o traz de volta à vida 2