Médico brasileiro faz massagem cardíaca em passarinho ‘morto’ – e o traz de volta à vida

O médico brasileiro Airton Aurino Fernandes tem 39 anos de profissão. Nesse tempo todo, ele ajudou a salvar inúmeras vidas humanas, mas, desta vez, seus esforços salvaram a vida de um passarinho, com ajuda de uma massagem cardíaca.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No mês passado, ele e seus colegas de enfermagem viajavam para atender pessoas na zona rural quando o carro em que estavam quebrou no meio da estrada. Fernandes e os colegas continuaram a viagem a pé, andando cerca de uma milha até chegarem a uma pequena cidade, onde puderam descansar num refeitório da comunidade. (Você também pode apoiar animais com Visa, sem pagar nada a mais por isso, inscreva-se aqui.)

Médico faz massagem cardíaca em passarinho Airton Arturino
Divulgação

Foi quando um pequeno pássaro, um sabiá, passou por eles e bateu forte numa janela tentando sair do estabelecimento. Fernandes correu imediatamente para verificar o estado do animal, caído no chão, como um bom amante dos animais que ele é. Não havia qualquer sinal de vida no pobrezinho.

“Ele estava morto”, disse o médico ao site The Dodo. Mesmo assim, Fernandes, que se diz teimoso quando decide fazer algo, se recusou a aceitar a morte do bichinho. “Tentei revivê-lo com massagens cardíacas e respiração boca-a-boca.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fernandes fez RCP no animal sem vida pelos 10 minutos seguintes. A cada massagem, seus esforços pareciam em vão. “Mas eu era teimoso. Eu não desisti”, lembra.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória), também conhecido como massagem cardíaca.

Então, para o espanto e a felicidade de todos, o pássaro voltou à vida. “Graças à Deus, funcionou”, disse Fernandes. “Fiquei surpreso e feliz!”

O médico levou o pássaro para fora do refeitório e o colocou na natureza para recuperar sua energia. Fernandes e os enfermeiros aguardavam ansiosamente o momento que o passarinho levantaria voo – e então ele voltou a voar. “Foi realmente muito bonito”, comemorou o médico.

Fernandes disse que essa foi a primeira vez que ele fez RCP em um animal e que todas as criaturas têm o direito à vida. “Eu tenho um lema: devemos sempre estar atentos para ajudar nossos companheiros humanos, nossa fauna e nossa flora e conscientizar nossos filhos para que possamos sempre ter um mundo melhor. Depende da boa ação de cada um de nós.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira:

Apoie causas com Visa, sem pagar a mais por isso. Inscreva-se e ajude já! Aqui.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vídeo de jovem comentando amor entre dois homens na Bíblia viraliza nas redes sociais

Interpretação é algo subjetivo. Um mesmo acontecimento pode ter leituras “diferentes”, e não certas ou erradas, necessariamente. Pois bem, o jovem Daniel Ricardo...

[VÍDEO] Cachorro não se aguenta de felicidade ao ver seu dono voltar de viagem

Só quem tem um cachorro sabe como pode ser grande e sincero o amor entre os donos e seus cães e este vídeo mostra...

[VÍDEO] Chimpanzé reencontra humanos que salvaram sua vida e tem melhor reação

Primatas vivem dando exemplos de reações similares às humanas, como afeto e gratidão. Prova maior disso é a história do Limbani, um chimpanzé que...

Idoso se emociona ao ser surpreendido com um filhote de cachorro de presente [VIDEO]

Vovós e animais de estimação: junte os dois e tá aí a receita para um vídeo fofo, carregado de ternura! 😍 Um bom exemplo disso...

Mãe e filho que se reencontraram após 38 anos vão passar Dia das Mães juntos em Brasília

Sueli Silva, de 54 anos, e Ricardo Araújo, de 38 - mãe e filho que foram separados um do outro na porta do Hospital...

Instagram