Médico trata pacientes pobres do seu carro: “Me pare se precisar de um médico”

0
1923
médico iêmen atende paciente graça carro rua

Um médico do Iêmen, país devastado pela guerra e que agora luta contra o coronavírus, oferece consultas médicas gratuitas em seu carro“Me pare se você precisar de uma consulta médica”, diz um adesivo na janela traseira do veículo de Sami Yahya al-Hajj, ao lado de um desenho do bondoso médico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Enquanto atende seus pacientes, chegam mensagens e ligações no celular de Sami de pessoas enfermas que tossem enquanto explicam o que estão sentindo.

Sami contou que começou a dar consultas de graça por meio das redes sociais, mas depois queria atender aqueles pacientes que não têm acesso a essas tecnologias. “Pensei nos pobres e necessitados nas ruas, que não podem obter assistência médica ou não têm dinheiro pra isso”, disse o médico à AFP.

O Iêmen enfrenta uma das piores crises humanitárias do mundo. A guerra entre o governo e os rebeldes Huthi já matou milhares de pessoas. Muitos iemenitas sofrem de desnutrição,  doenças, e o sistema de saúde quase entrou em colapso por conta da propagação da Covid-19.

Médico é apontado como um exemplo a ser seguido

Depois de uma consulta na estrada, Hajj prescreve uma série de vitaminas. “Nós, médicos, estamos na linha de frente desta pandemia atual e devemos divulgar conselhos mesmo fora dos centros médicos”, disse Hajj, que tem mais de 27,9 mil seguidores no Facebook.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Devemos salvaguardar e manter a saúde dos pobres, porque sua saúde faz parte de toda a comunidade”, disse ele. “Aqui está um médico iemenita tratando os pobres de graça nas ruas”, disse um dos apoiadores de Hajj em um post no Facebook saudando sua “nobre e bela” contribuição.

“Gostaria que todos os médicos iemenitas fizessem o mesmo na atual situação em que nos encontramos.”

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.