Médico devolve visão a mais de 100 mil pessoas em situação vulnerável no Nepal

O oftalmologista nepalês Sanduk Ruit decidiu cursar medicina ainda quando criança, ao ver seus irmãos falecerem em decorrência de doenças fáceis de curar com o devido tratamento. O trauma do passado se transformou em puro altruísmo, haja visto que o médico já operou mais de 130 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sanduk viaja de cidade em cidade do Nepal e opera pessoas com catarata, doença que pode levar à cegueira. Acompanhado de sua equipe, o oftalmologista percorre as mais remotas regiões da montanhosa nação asiática, onde oferece ajuda a pessoas que dificilmente teriam acesso a esse tipo de tratamento onde vivem.

Nascido em uma pequena vila na zona rural, o médico conta que já caminhou durante sete dias com seus equipamentos para atender pessoas com catarata. Sua história de determinação foi homenageada através de um vídeo publicado pelo canal Great Big Story, no YouTube, que se dedica a contar histórias de pessoas inspiradoras.

Médico devolve visão milhares pessoas situação vulnerável Nepal

Sanduk conta que o tratamento da doença no Nepal custa em média entre 250 e 300 dólares (R$ 1000-1200), mas ele busca reduzir os custos para menos de 3 dólares (R$ 12).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para que a cura seja acessível a um número ainda maior de pessoas, outros 650 oftalmologistas já foram treinados pela equipe do Tilganga Institute of Ophthalmology in Kathmandu, a organização sem fins lucrativos criada por Sanduk para suprir a lacuna de tratamentos no país.

Leia também:

As cirurgias de catarata ocorrem onde se é possível, seja em salas de aula, estábulos, tendas ou nas próprias residências dos pacientes, uma vez que faltam locais apropriados para o procedimento. Obviamente, todos os lugares são higienizados com antecedência, para evitar a contaminação dos pacientes.

Conheça mais da história de Sanduk no vídeo abaixo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,637,823SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai desenha roupas de banho para meninas trans como a sua filha se sentirem confortáveis e confiantes

Jami Alexander é pai Ruby, uma menina transgênero de 12 anos e que nunca se sentiu confortável vestindo roupas “de menino”. Por muitos anos, quando...

Pai se veste de Homem-Aranha e faz surpresa de aniversário para filho com câncer terminal

Um pai se vestiu de Homem-Aranha para surpreender seu filho que luta contra um tumor no cérebro. Mike Wilson se vestiu como herói para fazer...

5 provas de que a gratidão é mais poderosa do que você imagina

Demonstrar gratidão pode mudar as nossas vidas em muitos aspectos.

Mattel anuncia a primeira Barbie de hijab, véu islâmico, em homenagem à campeã olímpica

A Barbie de hijab é uma homenagem da Mattel à esgrimista norte-americana Ibtihaj Muhammad, medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Mãe cria campanha para filho que foi recusado em campanha publicitária por ter Síndrome de Down

Meagan publicou na página Changing the Face of Beauty três fotos de Ahser e sugeriu nomes de marcas infantis que poderiam aproveitar o enorme talento do filho na frente das câmeras.

Instagram