Médico devolve visão a mais de 100 mil pessoas em situação vulnerável no Nepal

O oftalmologista nepalês Sanduk Ruit decidiu cursar medicina ainda quando criança, ao ver seus irmãos falecerem em decorrência de doenças fáceis de curar com o devido tratamento. O trauma do passado se transformou em puro altruísmo, haja visto que o médico já operou mais de 130 mil pessoas em situação de vulnerabilidade no país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sanduk viaja de cidade em cidade do Nepal e opera pessoas com catarata, doença que pode levar à cegueira. Acompanhado de sua equipe, o oftalmologista percorre as mais remotas regiões da montanhosa nação asiática, onde oferece ajuda a pessoas que dificilmente teriam acesso a esse tipo de tratamento onde vivem.

Nascido em uma pequena vila na zona rural, o médico conta que já caminhou durante sete dias com seus equipamentos para atender pessoas com catarata. Sua história de determinação foi homenageada através de um vídeo publicado pelo canal Great Big Story, no YouTube, que se dedica a contar histórias de pessoas inspiradoras.

Médico devolve visão milhares pessoas situação vulnerável Nepal

Sanduk conta que o tratamento da doença no Nepal custa em média entre 250 e 300 dólares (R$ 1000-1200), mas ele busca reduzir os custos para menos de 3 dólares (R$ 12).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para que a cura seja acessível a um número ainda maior de pessoas, outros 650 oftalmologistas já foram treinados pela equipe do Tilganga Institute of Ophthalmology in Kathmandu, a organização sem fins lucrativos criada por Sanduk para suprir a lacuna de tratamentos no país.

Leia também:

As cirurgias de catarata ocorrem onde se é possível, seja em salas de aula, estábulos, tendas ou nas próprias residências dos pacientes, uma vez que faltam locais apropriados para o procedimento. Obviamente, todos os lugares são higienizados com antecedência, para evitar a contaminação dos pacientes.

Conheça mais da história de Sanduk no vídeo abaixo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Motorista para ônibus pra ajudar senhora cega a atravessar rua em Santos (SP)

O motorista de ônibus Nigson Gley de Santana, 52 anos, dirigia normalmente pelas ruas de Santos, no litoral paulista, quando parou o coletivo para ajudar...

Estudante de 10 anos escreve redação em defesa do casamento gay

“O motivo porque gays devam se casar é que já são crescidos e você não pode impedir dois adultos de se casarem porque eles...

Emma Watson vira personagem da ‘Turma da Mônica’ em ação que homenageia mulheres fortes

A homenagem faz parte do projeto 'Donas da Rua', que mensalmente celebra uma mulher mundialmente e historicamente importante.

Amigos criam mini-vila sustentável para viverem juntos até a velhice

Amigos muitas vezes são a família que a gente escolheu e esse é exatamente o caso desses amigos que se conhecem há duas décadas. Eles...

Mãe de autista e especialista no tema indica traços do transtorno para diagnóstico precoce

Fátima de Kwant explica como a família é importante para o diagnóstico e desenvolvimento da criança autista.

Instagram