Médicos fazem o primeiro transplante de coração morto da história

Descrito como o maior avanço no transplante de coração da década, a cirurgia bem sucedida tem profundas implicações na redução da escassez de órgãos doadores. Anteriormente, o procedimento era realizado unicamente quando o doador do coração era um paciente cerebralmente morto, cujo coração ainda batia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas uma clínica recentemente transplantou dois corações que foram doados após a morte circulatória, quando o coração já não bate mais e em ambos os casos, os pacientes estão se recuperando bem.

coracao-morto-2

A primeira pessoa a ter feito o procedimento foi Michelle Gribilar, 57 anos, de Campsie, que estava sofrendo de insuficiência congênita e fez a cirurgia há dois meses. Ela está se recuperando bem, dizendo que hoje ela “se sente como se ela tivesse 40 anos” desde o transplante. Antes da operação, ela não era capaz de andar 100 metros sem problemas. Hoje ela anda 3km e sobe escadas todos os dias sem problemas.

coracao-morto-3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O segundo paciente, Jan Damen de 43 anos, também sofria de insuficiência congênita de coração e fez a cirurgia há 15 dias. Ele ainda está se recuperando no hospital, mas já se manifesta falando “eu me sinto incrível”.

Estes transplantes de coração acontecem devido ao resultado de uma pesquisa conjunta entre o Victor Chang Cardiac Research Institute e o Hospital de St Vincent. As duas clínicas criaram uma solução de preservação especial que funciona em conjunto com uma máquina.

coracao-morto-4 coracao-morto-6

O procedimento permite que o coração do doador seja ligado a um circuito estéril que restaura o batimento cardíaco e o mantém quente, limitando os efeitos adversos associados aos métodos anteriores onde os corações eram mantidos no gelo.

Pesquisadores ainda estão determinando quanto tempo depois um coração pode ser ressuscitado, mas tem reanimado corações com mais de 30 minutos após a morte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

coracao-morto-1

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,263,267SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dona de café assume negócio de concorrente após saber que ele tem câncer terminal

"Não se trata de negócios ou de competição. Se trata de humanidade, comunidade, amizade."

Os fãs de Star Wars adorariam trabalhar neste escritório

Que tal ir trabalhar e ficar olhando para os personagens de Star Wars? A Viking é uma empresa que aposta em ambientes mais divertidos para estimular...

Senhorzinho de 92 anos pinta cabelo de esposa e foto viraliza

A foto de um idoso pintando o cabelo da esposa em casa, em meio ao isolamento social decretado pelo governo de Israel, viralizou nas...

Apesar de tudo que aconteceu em 2016, a tendência para a humanidade é muito positiva

Em 1950, um quarto da população mundial já havia saído da situação de extrema pobreza. Hoje esse numero já é de 90%.

O escritório repleto de plantas nativas que busca oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e menos estressante

A falta de verde no local de trabalho costuma ser uma reclamação de grande parte dos profissionais – e pode, inclusive, influenciar na produtividade das...

Instagram

Médicos fazem o primeiro transplante de coração morto da história 3