Médicos trocam remédios por aulas de surf no combate a doenças crônicas

Na cidade de Biarritz, no litoral francês, está acontecendo um lindo movimento para tornar os tratamentos médicos mais eficientes e prazerosos.
Conforme noticiado pelo jornal britânico The Telegraph, alguns médicos têm trocado a prescrição de medicamentos por receitas que indicam atividades físicas a seus pacientes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em sua maioria, esportes ao ar livre, como surf, principalmente pelo contato com o mar.
Esta iniciativa faz parte do esforço médico em melhorar a qualidade de vida de seus pacientes ao mesmo tempo em que reduz a dependência do uso de drogas para combater certas enfermidades.
Atualmente, o projeto ainda está em fase piloto, mas já conta com 20 médicos que podem prescrever cursos de até 12 semanas em diferentes modalidades, como surf, stand-up paddle, natação, caminhada, entre outros.
O esporte é definido de acordo com a doença, gravidade e condições dos pacientes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, em seis meses já é possível perceber uma grande diferença. Além da saúde melhorar, ao terminar o período de tratamento, a maioria dos pacientes opta por continuar praticando o esporte.
Leia também:
Professor de Brasília está ensinando meninos a respeitar as alunas através do esporte
Catadores de Alagoas ganham bikes de cargas para evitar crueldade com cavalos
Pedimos para crianças escreverem sobre seu futuro, o resultado foi muito além do que imaginávamos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para exemplificar, Guillet cita o caso de uma mulher de 40 anos que sofria com intensas dores nas costas e já havia até passado por cirurgia há dez anos. Para ela indicaram aulas de Stand Up Paddle e seis meses depois, ela diz que passou por uma verdadeira revolução, com as dores quase desaparecendo.
Especialistas garantem que o contato com o mar é “incrivelmente terapêutico” e pode ajudar a combater dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e evitar uma série de mortes causadas pela inatividade física.
Pronto para se exercitar?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: CicloVivo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.