10 Dicas de como reduzir a quantidade de lixo no seu banheiro


10 dicas reduzir lixo banheiro
PUBLICIDADE ANUNCIE

Você já reparou a quantidade de lixo que geramos em nosso dia a dia? E se guardássemos todo o lixo que geramos em nossa casa no nosso quintal, como estaria sua casa? Aprenda como reduzir o lixo na sua casa. Para começar, listamos 10 dicas, que irão te beneficiar muito, de como reduzir o lixo gerado no banheiro e dar fim corretamente aos resíduos recicláveis que você gera ao longo dos dias.

Mas porque no banheiro? A maioria das pessoas utilizam uma grande quantidade de produtos industrializados ao fazer sua higiene e estar atento a esse consumo e seus hábitos nesse momento já irá ajudar a reduzir muito a quantidade de lixo.

10 dicas reduzir lixo banheiro

Estamos passando por um problema muito sério no nosso planeta. Atualmente, consumimos uma quantidade de recursos naturais maior que a natureza pode repor. Pesquisas comprovam que se não nos atentarmos ao nosso consumo e a quantidade de lixo que produzimos, em 2050 precisaremos de outro planeta para atender a nossa demanda. Por isso, reduzir o lixo e aprender a reutilizar é preciso. Por isso listamos 10 dicas de como reduzir o lixo do seu banheiro.

 

 

#1 | TENHA 2 LIXEIRAS NO BANHEIRO

Uma para o lixo que não é reciclável e outra para os resíduos que são! Muitas vezes deixamos de reciclar o lixo do banheiro porque a nossa lixeira de recicláveis está em outro local da casa. Por isso, ter duas lixeiras irá te ajudar a na hora da decisão de onde jogar o lixo, não deixará seu banheiro bagunçado e você faz a sua parte de cuidar do meio ambiente. Uma dica: não utilize sacolas plásticas no lixo reciclável! Geralmente esse tipo de resíduo é seco e não faz sujeira então não é preciso utilizar o plástico.

#2 | RECICLE TUDO!

Olhe para todo o seu lixo de outra forma. Você vai ver que pode reciclar mais do que imagina! Abaixo vou listar alguns produtos que geralmente vão para o lixo convencional e que poderiam ser reaproveitados com a reciclagem!

-Rolo de papel higiênico;
-Tampinha da pasta de dente;
-Cabo da lâmina de barbear;
-Embalagens de: sabonete, cremes, absorvente, maquiagem e por ai vai. Infelizmente todos os produtos que compramos vêm embalados e às vezes com mais de uma embalagem. E muitas dessas embalagens acabam no lixo convencional! Se atente ao abrir seus produtos e veja que pode ser reciclável!

#3 | COMPRE EMBALAGENS TAMANHO FAMÍLIA

Se você gosta de utilizar shampoos, condicionadores, hidratantes, óleos corporais, sabonete líquidos e afins, essa dica é para você. Que tal abandonar as embalagens pequenas e passar a comprar embalagens tamanho família? Sim, você ainda estará gerando resíduos mas com toda certeza irá diminuir a quantidade deles. Além do mais, essas embalagens maiores, geralmente são mais fortes e você pode também reutilizar após o término de seus produtos. Opte sempre por embalagens grandes, assim em alguns meses você terá que descartar ou reutilizar uma embalagem ao invés de várias!

#4 | SUBSTITUIR O ALGODÃO

10 dicas reduzir lixo banheiro

Utilizamos o algodão para inúmeros fins. Seja para limpar a pele ou machucados, tirar a maquiagem ou aplicar algum produto. O algodão, embora pareça inofensivo, é um grande vilão no meio ambiente. Ele é quimicamente tratado e leva anos para se decompor e não podem ser recicláveis! Que tal optar por materiais que podem ser reutilizados? Hoje existem discos de crochê que tem a mesma função do algodão. E após o uso você só precisa lavar e deixar secar e pode reutilizar.

#5 | PARE DE USAR COTONETES

Médicos afirmam que o uso de cotonete faz mal a saúde dos nossos ouvidos e a saúde do nosso planeta também já que o algodão e a haste dele não são recicláveis. Existem empresas que hoje produzem um cotonete que não agride ao meio ambiente e que suas hastes são recicláveis. Então, caso você não consiga se desapegar ao hábito de utilizá-los dê preferência de compra para produtos que sejam passíveis de reciclar.

PUBLICIDADE ANUNCIE

#6 | EVITE LENÇOS UMEDECIDOS

Outro grande vilão gerador de resíduos são os lenços umedecidos. Embora sejam muito práticos no dia a dia, o lenço que você utiliza por poucos minutos vai demorar anos para se decompor. Então, utilize-os apenas quando estritamente necessário e faça o descarte corretamente, nunca jogue em vasos sanitários.

#7 | EVITE O USO DE SACOLAS PLÁSTICAS NO LIXO DO BANHEIRO

Como dito anteriormente, tenha duas lixeiras em seu banheiro para te ajudar no descarte correto dos resíduos. Na lixeira de recicláveis não coloque sacolas plásticas. Geralmente é um lixo seco e não precisa “gastar” uma sacola apenas com isso. E uma outra dica é não utilizar as sacolas plásticas no lixo convencional. As lixeiras podem ser lavadas e você pode ter uma sacola maior que irá abrigar todo o lixo da casa evitando a utilização e descarte de diversas sacolinhas.

#8 | SUBSTITUIR AS LÂMINAS DESCARTÁVEIS POR LÂMINAS DURADOURAS

Hoje existem no mercado diversos tipos de lâminas. E muitas vezes, devido ao preço, optamos por lâminas descartáveis e pouco duradouras. Porém, se pensarmos  no meio ambiente veremos que isso gera uma alta quantidade de lixo. Por isso, opte por aparelhos mais duradouros e que você só precise descartar pequenas partes ou mesmo em aparelhos eletrônicos. Você irá sentir a diferença no bolso e na quantidade de lixo.

#9 | ESCOVA DE DENTE | DESCARTE OU SUBSTITUIÇÃO

Calma, eu não vou pedir que você evite o uso da escova de dente! Porém, hoje existem escovas de dentes feitas de bambu e que podem ser recicladas. Já que esse é um produto de necessidade básica, opte por comprar de empresas comprometidas com o meio ambiente e produtos mais sustentáveis. E, caso você não se adapte, recicle o que puder da escova de dente! Além da embalagem, outra solução para o descarte é quebrar a parte superior, onde ficam as cerdas, e jogar o plástico do cabo da escova em um lixo reciclável!

#10 | PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Existem muitas receitas na internet ensinando a produzir produtos caseiros para utilizarmos em nossa higiene. Sabonete, creme dental, hidratantes, shampoo e condicionador e até mesmo produtos de limpeza. Então, minha dica é que você teste esses produtos e veja se você se adapta ao uso deles. Você irá reduzir muito o lixo no seu banheiro (e em toda sua casa), saberá exatamente a origem dos seus produtos e deixará de “consumir” muita química (que os produtos industrializados possuem). Tudo é uma questão de teste e adaptação. Porém, se você não se adaptar, volto a dizer, sempre dê preferência a comprar produtos de empresas que sejam engajadas com a saúde do nosso corpo e também do nosso planeta.

Dica Extra | Para Mulheres | Substitua os absorventes

10 dicas reduzir lixo banheiro

Uma dica extra que também vale testar. Hoje existem soluções como absorventes de pano, calcinhas absorventes e coletores menstruais. Não são todas as mulheres que se adaptam a esses produtos. Porém, vale tentar e buscar reduzir a quantidade de absorventes que se utiliza. Os absorventes possuem muita química, demoram muitos anos para se decompor e vem com muitas embalagens.

E então, que tal reduzir o lixo do seu banheiro, ajudar o meio ambiente, sua saúde e seu bolso? Conta para gente o que você achou dessas dicas, quais você já utilizava na sua casa e quais vai começar a utilizar hoje mesmo!

Lembre-se, pequenos atos geram grandes mudanças.

Gratidão

Escrito por: Renata Loffredo, do Unna Project, site parceiro do Razões.

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar