Startup alemã transforma lixo retirado dos oceanos em combustível

A empresa calcula que um quilo de resíduos plásticos pode ser convertido em um litro de combustível.


homem máquina recicladora lixo oceano combustível
PUBLICIDADE ANUNCIE

A startup alemã Biofabrik desenvolveu um sistema inteligente capaz de transformar uma enorme quantidade de lixo marinho em combustível pronto para uso.

Segundo a empresa, um quilo de resíduos plásticos pode ser convertido em um litro de combustível,  que fornece até 3,5 kWh de eletricidade.

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

O equipamento fica protegido dentro de um contêiner cinza. Ele é formado por uma dúzia de tubos e contêineres menores, responsáveis por fazer a chamada pirólise, isto é, a decomposição de resíduos pela ação do calor.

máquina recicladora lixo oceano combustível

Um quilo de plástico transformado em um litro de combustível

A tecnologia foi batizada de WastX Plastic e pode ser usada em geradores e turbinas ou mesmo convertido em eletricidade.

“Um quilo de plástico produz cerca de um litro de combustível”, afirma o fundador e gerente de negócios da empresa Biofabrik White Refinery.

Leia também:

A startup submeteu seu produto a 6 anos de testes e diferentes versões de protótipos até o sistema final. Ele é totalmente automatizado e capaz de reciclar resíduos plásticos pouco convencionais.

Produção

A fábrica aberta em Dresden, na Alemanha, pretende começar a operar ainda neste ano. A meta da WastX Plastic é processar cerca de uma tonelada de resíduos plásticos por dia.

O processo de transformação acontece graças às altas temperaturas do processador, que decompõem os resíduos, tornando-os líquidos ou gasosos.

lixo oceano

PUBLICIDADE ANUNCIE

máquina recicladora lixo oceano combustível

lixo oceano triturado combustível

líquido lixo oceano triturado combustível

Neste ano, milhões e milhões de toneladas de embalagens plásticas serão descartadas nos oceanos do planeta. Dessa forma, qualquer parte desviada desse destino e reintroduzida na cadeia de produção de forma sustentável é bem-vinda!

Ajude a levar água limpa para aldeia no Acre

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, uma das instituições mais influentes na implementação da economia circular na sociedade, se nada for feito até 2050, a quantidade de plástico (em peso) poderá superar a massa de peixes dos oceanos.

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: SNB/Fotos: WastX Plastic/DPA

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar