Alguns dias atrás, pela primeira vez em três anos, a pequena Ana Júlia Gonçalves pôde ficar em pé e dar seus primeiros passos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Isso porque a menina nasceu com uma malformação na perna que a impedia de se locomover. Agora, tudo mudou: Ana ganhou uma prótese sob medida que se encaixa perfeitamente na altura de seu joelho.
Para Karine da Conceição, mãe da menina, era o sonho da filha o dia “em que poderia caminhar”.
Leia Mais
Nos últimos meses, a pequena paciente foi atendida pela Oficina Ortopédica da Prefeitura de Araguaína (TO), que fabricou e entregou sua primeira prótese infantil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Desde março, Aninha participa de ‘sessões de caminhada’ para se adaptar à nova vida. “Desde quando a minha filha nasceu estou correndo atrás dos tratamentos necessários. Hoje estou realizando o meu sonho e o da minha filha, que sonhava com o dia em que poderia caminhar normalmente”, comemorou a mãe.
Ana Júlia recebe atendimento pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de forma gratuita, desde que recebeu a prótese.
De março pra cá, cada passo da menina é comemorado pela mãe. “Nós morávamos em Tocantinópolis e eu não sabia que em Araguaína existia um serviço como esse, ainda mais de graça. Fomos atendidos na unidade básica e encaminhados para cá”, afirmou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Conforme explica a Secretaria de Saúde de Araguaína, além de Ana, outras pessoas com deficiência são atendidas e podem futuramente receber uma prótese adaptada.
“Os técnicos realizam diversos testes nos pacientes até identificar as medidas e adaptações ideais para as necessidades de cada paciente e este atendimento individualizado é que garante uma melhor reabilitação”, explicou a secretária Ana Paula Abadia.
Segundo a prefeitura da cidade, as próteses são confeccionadas localmente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“O processo de fabricação de próteses é realizado na própria unidade que também trabalha em parceria com a unidade do Hospital de Amor em Barretos (SP), utilizando equipamentos de ponta como o Robô Victor, o único do Brasil que atende pelo SUS e é responsável pelo molde com as medidas do paciente“. Viva o SUS!
Fonte: Folha do Jalapão
Fotos: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.