Menina de 3 anos caminha pela primeira vez após ganhar prótese sob medida no Tocantins

Alguns dias atrás, pela primeira vez em três anos, a pequena Ana Júlia Gonçalves pôde ficar em pé e dar seus primeiros passos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso porque a menina nasceu com uma malformação na perna que a impedia de se locomover. Agora, tudo mudou: Ana ganhou uma prótese sob medida que se encaixa perfeitamente na altura de seu joelho.

Para Karine da Conceição, mãe da menina, era o sonho da filha o dia “em que poderia caminhar”.

menina de três anos caminha pela primeira vez com prótese

Nos últimos meses, a pequena paciente foi atendida pela Oficina Ortopédica da Prefeitura de Araguaína (TO), que fabricou e entregou sua primeira prótese infantil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde março, Aninha participa de ‘sessões de caminhada’ para se adaptar à nova vida. “Desde quando a minha filha nasceu estou correndo atrás dos tratamentos necessários. Hoje estou realizando o meu sonho e o da minha filha, que sonhava com o dia em que poderia caminhar normalmente”, comemorou a mãe.

menina de três anos caminha pela primeira vez com prótese

Ana Júlia recebe atendimento pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de forma gratuita, desde que recebeu a prótese.

De março pra cá, cada passo da menina é comemorado pela mãe. “Nós morávamos em Tocantinópolis e eu não sabia que em Araguaína existia um serviço como esse, ainda mais de graça. Fomos atendidos na unidade básica e encaminhados para cá”, afirmou.

menina de três anos caminha pela primeira vez com prótese

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conforme explica a Secretaria de Saúde de Araguaína, além de Ana, outras pessoas com deficiência são atendidas e podem futuramente receber uma prótese adaptada.

“Os técnicos realizam diversos testes nos pacientes até identificar as medidas e adaptações ideais para as necessidades de cada paciente e este atendimento individualizado é que garante uma melhor reabilitação”, explicou a secretária Ana Paula Abadia.

menina de três anos caminha pela primeira vez com prótese

Segundo a prefeitura da cidade, as próteses são confeccionadas localmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O processo de fabricação de próteses é realizado na própria unidade que também trabalha em parceria com a unidade do Hospital de Amor em Barretos (SP), utilizando equipamentos de ponta como o Robô Victor, o único do Brasil que atende pelo SUS e é responsável pelo molde com as medidas do paciente“. Viva o SUS!

Fonte: Folha do Jalapão
Fotos: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Padre e Mãe de Santo se unem para levar alimento a desabrigados em SP

Um padre e uma mãe de santo unidos pelo mesmo objetivo: dar alimento a pessoas necessitadas em meio à pandemia do novo coronavírus. O padre...

Gatinho de rua com hidrocefalia e lábio leporino é resgatado, ganha lar adotivo e irmão felino

Cães e gatos costumam demonstrar seus sentimentos de forma específica (e sempre especial), mas por vezes nos surpreendem com certas atitudes, como um gatinho...

Jovem registra gesto comovente de funcionário do Mcdonald’s que viraliza na internet

Destiny Carreno presenciou uma cena comovente numa das franquias do Mcdonald’s, em Chicago, Estados Unidos. Ela viu um dos funcionários da rede de fast-food...

Restaurante dá copo de cerveja para cada copo de bitucas de cigarro retiradas da praia

As bitucas de cigarro, ao lado do plástico, são os maiores poluidores dos oceanos. Para combater a poluição em massa desses detritos, algumas iniciativas...

Instagram