Apesar da idade, a pequena Nina Gomes, 4 anos, possui uma consciência ambiental de gente grande!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Recentemente, ela foi condecorada pela Comlurb – Companhia Municipal de Limpeza Urbana – por limpar as praias da cidade do Rio de Janeiro.
Como? Nina mergulha com o pai em suas excursões para retirar lixo (especialmente plástico) das praias cariocas.
Leia Mais
Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátis, clique aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Curiosamente, essa não é a primeira vez que a menininha é reconhecida pelas boas ações que pratica.
Quando tinha 3 anos, ela ganhou o prêmio Tatuí de Ouro, do Instituto Ecológico Aqualung, que condecora crianças engajadas com a causa ambiental. Na época, ela foi a menina mais jovem a ajudar a fazer a limpeza na praia de Copacabana.
Em entrevista ao jornal Extra, Flávio Lopes, presidente da Comlurb, disse que a condecoração de Nina “é mais que merecida e deve ser encarada como inspiração para novas ações“.
“A Nina representa muito bem o selo de Agente Verde e mostra que podemos fazer a diferença para o meio ambiente e o planeta desde pequeno. Com tão pouca idade, já participou de duas grandes ações ambientais da Comlurb. Confiamos muito nos pequenos”, disse.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além disso, Flávio espera “contar com a Nina em várias ações da Comlurb no futuro e esperamos que a parceria renda frutos e influencie outros pequenos e grandes a aderirem às boas práticas ambientais”.
Apesar da idade, Nina compreende – e defende – questões relacionadas ao meio ambiente.
Em conversas com o pai, ela conta que quando crescer quer ser “ambialista” (ambientalista). ?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Até os coleguinhas de escola aprendem, porque a garota faz questão de compartilhar com eles os conhecimentos que tem.
Quando tem a oportunidade, Nina sempre diz que jogar lixo na praia é errado. Nas palavras dela, “a baleia, o golfinho e o peixinho comem” e podem acabar sendo prejudicados pela ação do homem.
A pequena é motivo de orgulho do pai, o biólogo marinho Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano, que a incentiva desde cedo. Para Ricardo, a educação ambiental “tem que começar o quanto antes e é fundamental na formação de crianças e futuros adultos conscientes”.
“É muito importante que essas crianças tenham um contato com a biodiversidade e também com os problemas, como saber que o plástico está causando a morte de animais marinhos”, afirmou.
“Eles têm esse poder de sensibilizar, de tocar o coração. Essa geração de agora já está mais consciente e já sabe da importância do meio ambiente para a nossa vida”, concluiu o biólogo.
Assista também:
Fonte: Extra
Fotos: Custódio Coimbra / EXTRA
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.