Menina com câncer terminal realiza último desejo no RJ: ver o filme do Homem-Aranha

Na última quinta-feira (16), Sophia Vitória, 12 anos, teve seu ‘último desejo’ atendido por uma rede de cinemas do Rio de Janeiro (RJ), que abriu uma sessão exclusiva para ela, sua família e amigos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em primeira mão a menina, que tem um câncer em estágio terminal, assistiu ao seu personagem favorito da Marvel, o Homem-Aranha.

“Ela ficou cinco meses no hospital, preocupada porque não conseguiria assistir ao filme. Com a internação não saberíamos se poderíamos ir. Não conseguimos o ingresso para uma sala com a estrutura de que ela precisa. Foi a equipe médica do hospital que iniciou uma mobilização para que ela estivesse aqui a tempo de realizar esse desejo”, contou a mãe, Kellen do Rosário, de 36 anos, ao portal Extra.

Menina com câncer terminal realiza último desejo no RJ: ver o filme do Homem-Aranha

Desde o início da sessão, Sophia, que sentou na primeira fileira, não tirou os olhos da tela grande e sempre se encarregava de contar ao pai, Luiz Fernando, todas as cenas que ele perdia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A história da adolescente tem sido usada para levar luz e trazer conscientização sobre o câncer à população em geral. Desde o diagnóstico da doença, ela tem sido tratada pelo Hospital Pediátrico da UFRJ (IPPMG).

”Foi muito gratificante para nós do Kinoplex poder atender a esse pedido tão especial e genuíno. A Sony foi uma super parceira, autorizando imediatamente a exibição do filme. O cinema tem dessas coisas, é mágico. O que ficou para nós foi um sentimento de gratidão por podermos levar esse pedacinho de alegria para Sophia e sua família”, contou Patricia Cotta, gerente nacional de marketing da empresa.

Descoberta do câncer

Há menos de seis meses, a família de Sophia levou a jovem ao hospital para uma bateria de exames.

A equipe médica logo descobriu uma grave aplasia medular na menina, cujos sintomas variavam entre dor de cabeça, fraqueza, taquicardia e fluxo menstrual intenso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A internação veio pouco tempo depois no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Segundo o IPPMG, a única maneira de curar Sophia seria um transplante de medula óssea, que teve compatibilidade encontrada em uma de suas irmãs.

No entanto, dias depois da cirurgia ser marcada, um tumor foi encontrado na região intramandibular, próximo à carótida, artéria que leva sangue e oxigênio ao cérebro, e a cirurgia precisou ser adiada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A partir deste momento, ela começou a ficar mais debilitada. As transfusões começaram a ser mais recorrentes, os antibióticos aumentaram muito. Foram muitos procedimentos cirúrgicos”, lembrou Kellen.

No mês passado, veio outra descoberta ruim: Sophia foi diagnosticada com mucormicose, infecção fúngica oportunista altamente invasiva conhecida também como “fungo negro”.

Dali em diante, ela precisou ser internada no CTI e intubada. Mesmo com uma equipe de médicos à disposição da menina, não foi possível conter o avanço da doença. Foi aí que eles decidiram, junto à família, que seria melhor levar Sophia para casa, sob cuidados paliativos.

“A medicina disse que já fez tudo que podia, não há mais recursos. O quadro dela, segundo os médicos, é de fim de vida. Somos evangélicos. Creio que todos nós temos um tempo de vida aqui, Deus tem o melhor para a vida dela. Agora, o sim ou o não, quem decide é Deus. Ele é o dono da vida dela e pode dar a cura mesmo que a medicina tenha esgotado todos os recursos. Cremos que o milagre possa acontecer. Sophia é uma menina esperta, especial, inteligente e cativante. No momento, ela precisa do apoio de um cilindro de oxigênio porque a saturação dela tem se mantido muito baixa”, assegurou Kellen.

“Tenho muita fé e agradeço toda a corrente de oração que tem sido feita pela minha vida, de pessoas que eu não conheço e que vêm orando pela minha vida. Confio em Deus, estou consciente de tudo que pode acontecer daqui para frente”, completou Sophia.

O ator Willem Dafoe, o “Duende Verde” da franquia, mandou uma mensagem exclusiva à menina desejando saúde e uma excelente sessão:

Atualização: Sophia partiu nesta segunda-feira (20)

Pouco depois da mensagem do Dafoe, Kellen confirmou o falecimento da filha, em decorrência do câncer.

A mãe publicou um texto emocionante no Instagram, lamentando a partida precoce de Sophia:

“Às vezes, é muito difícil começar um texto. Ainda mais quando você se compromete a fazer o texto mais bonito da sua vida.

A história sobre a qual precisamos falar não deve remeter a tristeza. Talvez seja uma afirmação impossível de ser cumprida; afinal, tristeza faz parte da bondade humana.

“As suas lágrimas representam o seu amor por nós.” “Que vocês nunca percam esse carinho, esse amor, que a medicina não corrompa vocês.” “Eu não acredito que eu que vou ter que te consolar!!”

Sophia é um fenômeno. Uma pessoa que veio ao mundo com um propósito. Uma pessoa que veio para inspirar. Para nos ensinar o que é viver.

Não havia uma pessoa no IPPMG que não conhecesse seu nome. Agora, ouso dizer que não há uma pessoa no Brasil que não conheça sua história! Sophia tocou o mundo, e o moveu com uma rapidez impensável.

Mas sua força vai muito além desse episódio. Sua força se mostra em cada fala, em cada troca, em cada momento que ela nos ensinou. Não podemos pensar no que foram esses últimos seis meses sem nos emocionarmos.

Do pouco que eu a conheci, já guardei ensinamentos que irei levar para a vida. Se talvez ela sequer lembre nossos nomes – afinal, diversas pessoas participaram de sua estadia no hospital -, nós a guardaremos para sempre em nossos corações.

E uma grande alma não se cria sozinha. Ela é um reflexo daqueles que a cercam. Nesse sentido, impossível não se emocionar e não aprender com as pessoas que criaram essa criança. Se Sophia é um fenômeno, sua mãe é uma força da natureza. Uma mulher com um coração genuinamente bom; forte, um pilar, uma pessoa que sustenta o peso de vários mundos nas costas – e sem deixar que o sorriso lhe escape do rosto. Um astral sem precedentes. Porque ela acredita na missão de sua filha, e pretende honrar seus desejos e sua memória da maneira como ela merece.

Sophia ressignifica para nós muitas coisas. O que é viver, o que é morrer, o que é aproveitar a família. O que é vínculo, o que é amor. O que é a medicina.

A medicina, a saúde, isso vai muito além de curar, de prolongar, de medicar. A medicina se faz no amor, no esforço. No cuidado. Não o cuidado com o físico- mas o cuidado com a alma. E nesse sentido, eu falo com tranquilidade: Sophia e sua família cuidaram muito mais de nós do que nós deles.

Sophia revolucionou nossas vidas de uma forma inexorável. Sem precedentes. Que ultrapassa qualquer expectativa dentro do que esperávamos quando prestamos um vestibular inocente para seguir nossas carreiras da saúde.

Ressignificar o que é vida dentro de um espaço tempo tão curto é a maior prova que há algo por trás de nós todos. Há algo que nos move, que nos motiva, que nos toca e nos inspira. E é isso que fez Sophia vir até nossas vidas.

Sophia, é muito difícil dizer adeus. Você foi uma parte essencial na vida de tantos. Mas se eu tenho uma certeza, hoje – e essa certeza é graças a você -, é essa: você está nos braços de nosso Pai, e também está para sempre em nossa memória. Em nossa alma.
Obrigada, obrigada, obrigada!

E, a todos aqueles que nos ajudaram na missão do Homem Aranha (um filme feito pra Sophia, diga-se de passagem): gratidão eterna. Vocês todos foram muito especiais e necessários nesse final. A pedido de Kellen, a mãe (e uma das almas mais incríveis que já tive o prazer de conhecer): eu agradeço, do fundo do coração”, disse.

Assista como foi, na íntegra, o I Prêmio Razões Para Acreditar!

Fonte: Agora RN
Fotos: Reprodução / Instagram: @metropoles

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,234,546SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Isto que aconteceu em Fortaleza vai te lembrar que ainda tem doçura no mundo

Enquanto eu lia, me lembrava da minha infância em Tuntum (Maranhão), e consegui identificar pessoas como o Seu Zé por todo canto, uma lindeza só.

Plataforma permite que desconhecidos convertam compras em doações para ajudar trabalhadores informais

Em tempos de crise do coronavírus, nos perguntamos como os trabalhadores autônomos e informais estão vivendo. 😔 Buscando prestar auxílio a esse grupo, nós...

Como resolver os problemas de comunicação e melhorar o seu relacionamento

“Você não se importa comigo” é diferente de dizer “Quando você diz que vai num compromisso comigo e não aparece, eu me sinto desvalorizado".

Cadela chihuahua com deficiência ganha prótese 3D para recuperar mobilidade em casa

Uma cadela da raça chihuahua que nasceu sem as patinhas dianteiras ganhou a capacidade de correr e brincar graças a uma prótese em 3D...

Noivos transmitem casamento para 20 mil pessoas e trocam presentes por doações para instituição

Muitos casais certamente tiveram que adiar as cerimônias dos seus casamentos por causa do distanciamento social. Mas um casal da Zona Leste de São Paulo...

Instagram