A pernambucana Sophia Maia, de apenas 9 anos, sonha leiloar uma série de 45 desenhos feitos por ela para ajudar os refugiados que fogem da guerra civil na Síria.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Impactada com a noticia dos refugiados buscando reconstruir suas vidas em terras estrangeiras, Sophia resolveu fazer algo a respeito apoiada pelos seus pais. “Eu vi umas imagens na internet e na televisão e fiquei muito emocionada, com muita pena. Eu só quis ajudar”, explica Sophia ao G1.
“O gatilho foi uma imagem de uma menininha desembarcando na costa da Grécia com uma boia de brinquedo na cintura. Ela achou incrível e eu expliquei que aquilo era o desespero de fugir da guerra da forma que acharam possível”, relembra a mãe Luciana Maia, 46 anos. “Eu penso que poderia estar no lugar deles. Falei para minha mãe que queria ajudá-los [refugiados] então tive a ideia de vender meus desenhos”, completa Sophia.
As ilustrações serão expostas nos dias 12 e 13 de dezembro na Galeria Suassuna, na Zona Norte do Recife. A renda do leilão será revertida para o Instituto de Reintegração dos Refugiados no Brasil (Adus), que fica em São Paulo. “Nós tivemos o cuidado de pesquisar um lugar sério para receber o projeto. Eles têm um trabalho voluntário com vários tipos de assistência e eventos que promovem a troca cultural entre os povos”, conta a mãe.
Leia Mais
Sophia herdou o talento para desenhar da mãe, que é designer gráfica. A menina desenha desde os 3 anos de idade e se inspira em grandes nomes do universo das artes, como Van Gogh, Frida Kahlo e Monet.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Todas as fotos: André Nery
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.