Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta

Pela primeira vez, a pequena Maria Heloá, 4 anos, realizou o sonho de andar de bicicleta após ganhar uma prótese em 3D.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela nasceu sem o antebraço esquerdo devido a uma má-formação congênita, mas agora, graças à prótese, terá muito mais independência no dia a dia.

A mãe de Heloá, Samara Batista, explicou que a filha ganhou a prótese do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), que ofereceu o equipamento pela primeira vez a uma criança de tão tenra idade.

“O sorriso da Heloá diz tudo, a alegria dela, um sonho realizado! Ela consegue agora andar de bicicleta, cantar parabéns, abrir a mão, jogar bola“, disse Samara, que vive em Macaé (RJ) com a menina.

Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A prótese 3D foi entregue no último dia 15, após um período de personalizações e adaptações feitas pelo Into.

De acordo com Sandra Helena, terapeuta ocupacional que acompanhou a menina, ela teve muita facilidade em se adaptar à pré-prótese, que tinha as mesmas funções de uma prótese, mas não permitia a movimentação dos dedos.

“Este foi um fator decisivo para ampliarmos as funcionalidades e o desempenho ocupacional da paciente por meio da protetização em 3D”, explicou Sandra.

Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta 3

Samara contou ao portal G1 que Heloá sempre lhe perguntou o porquê ela não tinha a mão esquerda. Questão difícil de se explicar para uma criança tão pequena…

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“‘Na escola, os amigos também perguntavam o porquê dela não ter a mão e ela respondia que foi porque Papai do Céu a fez assim. Mas eu contava pra ela que a mamãe ia correr atrás de realizar o sonho dela de andar de bicicleta. Corri atrás e consegui“, comemorou a mãe.

Durante o período de adaptação da prótese, ela gravou diversos vídeos da pequena cantando parabéns (e batendo palma), e andando de bicicleta.

Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta 4

Má-formação na gravidez

Para engravidar, Samara precisou se submeter a uma cirurgia de retirada de um cisto. Ela tentou por 3 vezes até engravidar de Heloá. Anos depois, veio sua segunda filha, a Maithê, hoje com 1 aninho de vida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Durante o terceiro mês da gestação de Heloá, Samara descobriu que ela teria uma má-formação na mão esquerda.

Na época, a equipe médica explicou que a mão ainda poderia se desenvolver com o tempo, o que não aconteceu.

A mãe fez uso de medicamentos e cumpriu todo o pré-natal, mas aos 6 meses de gestação o antebraço de Eloá não havia desenvolvido.

Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta 5

Ao nascer, a menina não precisou ficar na UTI, sendo liberada do hospital no tempo normal. Para tranquilizar Samara, uma pediatra disse que quando Heloá crescesse, poderia fazer uso de uma prótese.

Anos depois, uma médica indicou para a família um ortopedista no Hospital da Criança, no Rio, mas descobriu que na instituição só é feita próteses de perna.

Foi aí que Samara descobriu o Into, e conseguiu a vaga para a filha. Após receber a prótese, Heloá também ganhou uma bicicleta da prima e pôde realizar o sonho de andar de bike – por enquanto ainda com rodinhas.

Fonte: Saúde.gov
Fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta 7

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Primeiro transplante de rosto e mãos é realizado com sucesso nos Estados Unidos

Médicos do NYU Langone Health, liderados pelo cirurgião plástico Eduardo D. Rodriguez, comemoraram uma conquista super importante para a Medicina mundial: o primeiro transplante...

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Detentos diminuem pena estudando e trabalhando fora do presídio

O objetivo é que o preso não deixe de estudar enquanto ele cumpre sua pena, mesmo se estiver trabalhando. Detentos matriculados na escola da penitenciária abandonavam os estudos depois que conseguiam o benefício do trabalho externo.

25 soldados e seus animais de estimação em fotos cheias de esperança e amor

A guerra é o inferno, e os soldados que lutam são apenas pessoas, eles precisam de amor também. Os animais encalhados em zonas de guerra perigosas...

Nestlé usa borra de café para gerar 25% da energia total consumida em fábrica de SP

A unidade fabril da Nestlé localizada em Araras (SP), responsável pela produção de café solúvel da marca, e tem como subproduto a borra de...

Instagram

Menina que nasceu sem o antebraço esquerdo ganha prótese 3D e realiza sonho de andar de bicicleta 8