… Era uma vez a história de uma princesa, mas essa princesa não morava em um castelo, e sim numa casinha de taipa feita com barro e fios de bambu, cheia de rachaduras e infiltrações. Essa história não é um conto de fadas, mas está perto de ter um final feliz.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O nome dessa princesinha é Rita de Cássia. Ela mora numa terra distante, chamada Mata Redonda, na Zona Rural de Remígio (PB). A casa onde a sua família vive está em condições precárias.
Para mudar essa realidade, a menina de 11 anos está usando a imaginação. Rita decidiu escrever estórias em livros feitos à mão e vendê-los para conseguir dinheiro para reformar a casa. Porém, o enredo dessa história tomou um rumo que nem mesmo a jovem escritora com toda a sua imaginação um dia sonhou.
“Ela sempre escrevia. Aí depois que ela viu a situação da gente, ela resolveu que queria ajudar, chorava porque queria ajudar. Eu falei pra ela que ela era criança e que tinha que estudar para só depois ajudar a mãe. Ela escreveu os livrinhos e queria vender com a irmã, mas eu proibi porque elas são crianças”, relata Jacimeri Carvalho.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As meninas ficaram tristes e a mãe decidiu gravar um vídeo com elas falando sobre a ideia para postar nas redes sociais. “Ela também queria fazer frases de autoajuda e sair vendendo por aqui e eu não deixei. Aí eu disse ‘então, tá! Vamos fazer um vídeo e botar no face com você oferecendo seus livrinhos’. Mas era só pra acalmar o coração dela”, disse Jacimeri.
Leia também: Com vaquinha do Razões, gari consegue reformar casa de idoso que vivia em condições desumanas
Mal sabia a mãe que o vídeo iria amolecer os corações de muita gente. Vê só se não dá um apertinho no fundo do peito: ?
Ver essa foto no Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Voluntários se comoveram com vídeo e estão construindo a casa nova
Os livretos nem chegaram a ser vendidos, mas o relato comovente de Rita já deu resultado! Depois do vídeo, várias pessoas se ofereceram para ajudar na construção de uma nova casa para a família. Alguns doaram telhas, outros tijolos, outros cimento, outros cerâmica e alguns doaram o próprio trabalho para levantar o lar.
E você pode fazer parte dessa corrente do bem, contribuindo com a vaquinha na VOAA, clique aqui e apoie.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A construção ainda está no começo, na parte do alicerce e deve ficar pronta em 60 dias. A antiga casa tem cinco cômodos, está cheia de umidade, infiltrações, a madeira está podre e o risco de cair é eminente. Por causa disso, enquanto durar a construção da nova residência, a família está abrigada na casa de uma prima de Jacimeri.
Rita já escreveu mais de 80 estórias infantis e também já recebeu mais de 50 encomendas dos livretos, que vão ser vendidos a R$ 5. Para confeccionar os livrinhos, ela usa folhas de papel que ganhou de colegas. A jovem escritora também faz as ilustrações.
“Me emociono muito. Ela sempre foi assim, uma menina muito amorosa e compreensiva. Ela é tudo na minha vida. Ela é o amor em forma de gente. Tem um coração de ouro. Os sonhos dela são infinitos”, disse a mãe.
Rita sonha em ser atriz, bailarina e produtora de filmes e musicais
A realidade de Rita de Cássia e sua família é bem difícil. A renda mensal da família é de R$ 600, parte de um benefício social e parte da pensão paga pelo pai de Rita. Ajude a construir uma casa nova para a família da Rita, clique aqui e apoie.
Mas essas dificuldades não a impedem de sonhar.
A menina quer ser atriz, bailarina e produtora de filmes e musicais. Um dos seus livrinhos é o “Gentileza a Gentileza”, sobre o qual ela explica: “É um livro que ensina a seu filho ou sua filha a repassar uma gentileza. Assim o mundo vai ter crianças que ajudam ao próximo e que fazem os outros ajudarem aos outros”.
Você já faz um bem danado para esse mundo, Rita! ?
Vamos juntos construir uma casa nova para a Rita e sua família? Ela merece, gente! Clique aqui e contribua.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.