Aos 14 anos, ela tem reduzido a poluição da Índia usando vasos com cascas de amendoim

0
1343
menina indiana segurando vaso plantas biodegradáveis

A pequena Srija, 14 anos, de Telangana, uma cidade na região de Gadwal, na Índia, decidiu criar vasos de plantas biodegradáveis ​​com cascas de amendoim descartadas para ajudar na redução de plástico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Srija sempre gostou de plantar árvores na sua cidade e na escola. Mas, um dia, quando estava cavando a terra para plantar, a menina ficou chocada ao encontrar um saco plástico no subsolo. Foi aí que ela decidiu começar a sua jornada para reduzir a produção de plástico desnecessário.

“Eu imediatamente percebi que esse plástico era de campanhas anteriores de plantio de mudas na escola. Não queria que isso continuasse todos os anos, então comecei a pensar em uma solução sustentável para o plantio de mudas”, contou a estudante.

Srija com seu vaso de cascas de amendoim
Foto: Intelligent Living

Na prática

Em Gadwal, existem diversas plantações de amendoim e muitas cascas desperdiçadas. Segundo Srija, as cascas são moídas em pó ou transformadas em polpa e usadas como composto. Já as conchas são ricas em fósforo e cálcio. Além disso, os amendoins retêm bem a água e se decompõem gradualmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por isso, Srija decidiu usar a casca do amendoim que vai para o lixo como matéria-prima para fazer um vaso 100% biodegradável, que também beneficia as plantas com seus nutrientes. A ideia foi genial, mas ainda tinha um problema: o pote ficou muito mole.

Ela procurou a ajuda do professor Augustien para deixar sua criação mais firme e, adicionando algumas substâncias não reveladas, eles conseguiram criar um vaso forte e totalmente biodegradável.

Vasos criados com resíduos de amendoim
Foto: Intelligent Living

A ideia de Srija foi aprovada pela T-Works, iniciativa do Governo de Telangana que incentiva criadores e a ofereceu um plano de modelo para ajudá-la a aumentar o limite de produção de vasos.

Além disso, ela também ganhou o CSIR Innovation Award, importante prêmio de inovação local para crianças em idade escolar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Que ideia, Srija! Parabéns! 👏💜

Fonte: Intelligent Living


Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.