O tratamento contra o câncer é agressivo e deixa as pessoas muito vulneráveis, agora imaginem com crianças?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A menina Andressa, 10 anos, retirou mais de 2 quilos de tumor do seu fígado. A cirurgia aconteceu há nove meses, no Hospital das Clínicas, em Curitiba. Ela participou de uma apresentação de balé, na última terça-feira (3), em homenagem ao “Dia das Mães”, ao lado de outras nove meninas.
“Não dá para acreditar que hoje ela está bem”, conta a mãe, Eleni Sodré dos Santos. “Estou orgulhosa dela. Está se recuperando bem e me dando esse presente”. Andressa faz tratamento uma vez por mês no Ambulatório Hematopediátrico do hospital para manter seu quadro de saúde estabilizado.
Leia Mais
As apresentações de balé fazem parte de um trabalho de oficinas realizadas pelo projeto CriArte. Quem também não conteve as lágrimas após a apresentação foi Adriana Becker, mãe da Rafaela. “Passou pela cabeça toda a história que enfrentamos juntas”, desabafou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Rituais em hospitais celebram cada vitória de um paciente contra o câncer
A filha de seis, trata há três anos e meio da doença autoimune Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), que destrói as plaquetas, células produzidas na medula óssea responsáveis pela coagulação inicial do sangue. “Uma vez por semana ela vem aqui para fazer o tratamento. Ver ela dançando me emocionou muito”, disse a mãe.
A idealizadora do projeto, Ielsa Tramujas, disse que o objetivo é tirar o foco das crianças apenas na doença. “Uma atividade dessas estimula as crianças, dá um novo ânimo a elas e aos familiares. Elas até chegam mais felizes para o tratamento. Elas ficam com outro brilho nos olhos”, ressaltou.
Ela também destaca que pretende fazer parcerias para novas oficinas, como de música e capoeira. “A ideia é fazer com que mais pacientes possam participar desse tipo de atividade.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Direto da redação do Razões:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Você acha que tricô é coisa apenas de vovó?
Assista esse emocionante video em homenagem às mães e, quem sabe, você muda de opinião:
Todas as imagens: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.