Meninas organizam coletivos feministas em escolas de SP

Quem é da minha geração (nem sou tão velho assim!) ou de gerações anteriores dificilmente viu as colegas de escola discutirem temas como assédio sexual, bulling eletrônico ou a proibição de shorts no colégio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Só fui ver mulheres falando sobre esses assuntos na universidade. Mas agora isso tem sido comum em algumas escolas públicas e privadas de São Paulo, como a ETEC Guaracy Silveira e os colégios Móbile e Nossa Senhora das Graças.

Não se tem estatísticas exatas sobre a presença do “feminismo” nas escolas, mas uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo, de 2010, com mais de 2 mil mulheres adolescentes e adultas, mostrou que 40% das meninas entre 14 e 17 anos diziam ser feministas.

Para a antropóloga da UnB (Universidade de Brasília), Débora Diniz, o ambiente escolar leva as meninas a dar um nome para a sua resistência. “A menina se pergunta: por que não posso usar shorts como os meninos? Ou por que o meu cabelo importa tanto se os meninos podem usá-lo curto?”.

Leia toda a matéria no site da Folha de S. Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,993,160SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vendedores ambulantes criam marca própria de produtos em Barcelona

Em várias cidades da Europa é comum encontrar vendedores ambulantes ilegais (aqui no Brasil também), que espalham os produtos que vendem em cima de...

Mesmo sendo expulso de casa por ser gay, rapaz continua sonhando e canta no American Got Talent

O rapaz Jonathan Allen, atualmente com pouco mais de 20 anos, foi expulso de casa no dia do seu aniversário de 18 anos por ser...

Ator leva para a Disney mais de 1000 crianças cujos pais morreram em guerras  

A excursão encantada é uma maneira que o ator e diretor de cinema Gary Alan Sinis encontrou para agradecer e honrar aqueles que perderam a vida lutando pelos EUA.

Mesmo dormindo no carro, homem que perdeu casa não abandona seus cães e comove web

Gente, o Wellington tá vivendo uma situação muito difícil nos últimos dias. Ele perdeu tudo o que tinha, após ser despejado da antiga casa...

Rihanna lança coleção de lingerie para todos os tamanhos em fotos sensuais

Riri mandou avisar que vai ter lingeries – uma coleção inteira – para todos os tamanhos.

Instagram