Menino de 10 anos limpa o Sena com ímãs e já pescou mais de 7 toneladas de lixo

Se alguns adultos insistem em não assumir responsabilidade frente ao seu impacto em relação à natureza, o parisiense Raphael, de apenas 10 anos, já retirou mais de 7 toneladas de lixo do rio Sena, em Paris. Seu trabalho é feito a partir de ímãs e começou no final de 2019, se mantendo em pleno período de isolamento social.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao se dar conta das graves consequências ambientais decorrentes da ação do homem, ele decidiu fazer a sua parte e em pouco tempo acabou se tornando um herói.

menino-pesca-com-ímãs-rio-sena-1
Foto: Instagram

O Rio Sena é considerado o mais importante da França e, na década de 1960, chegou a ser considerado biologicamente morto. A partir de então, ele foi incluído em uma série de leis de proteção ambiental e em projetos que visavam recuperar o ecossistema do rio. Hoje ele já não é mais tão poluído quanto foi um dia, mas estamos longe de dizer que o Sena é um rio cristalino. Como você pode observar, Raphael toneladas de sucata, entre patinetes, bicicletas e outros objetos insólitos.

menino-pesca-com-ímãs-rio-sena-2
Foto: Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o objetivo de limpar a água do rio que corta a sua cidade, o garoto dedica todos os seus finais de semana à pesca com ímãs e a ideia suegiu depois de assistir um vídeo no Youtube: Comecei a assistir um YouTuber chamado Chrisdetek, que também pratica pesca com ímãs e garras. Vendo todo o lixo que ele estava arrumando, eu decidi fazer o mesmo”, conta o garoto.

 

View this post on Instagram

 

🇧🇷 – Raphaël é um menino francês de dez anos que está limpando o Sena e o Canal de l’Ourcq, em Paris, várias vezes por semana desde o início do ano. Com o pai, eles já retiraram quase 7 toneladas de objetos de sucata! Sua técnica é muito simples: ele joga um ímã na água e levanta tudo o que estiver pendurado nela. Um verdadeiro exemplo para o mundo! . 🇫🇷 – Voici Raphaël, un petit garçon de dix ans, qui dépollue la Seine et le Canal de l’Ourcq, à Paris, plusieurs fois par semaine depuis le début de l’année. Avec son père, ils ont déjà remonté à la surface près de 7 tonnes d’objets en ferrailles ! Sa technique est très simple, il lance un aimant dans l’eau et remonte tout ce qui s’y accroche. . . 📷: @raf_sur_seine via Le Parisien (YouTube) . #poluição #poluiçãomarinha #poluiçãodosrios #poluiçãodosriosemares #depoluição #menino #meioambiente #sustentabilidade #sustentavel #consciência #conscienciaambiental #salveoplaneta #salveosrios #salveomundo #quokkamag #boanoticia #boanotícia #boasnoticias #boasnotícias #boasnoticiastodososdias #exemplo #mundomelhor #futuromelhor #vidamelhor #sustentabilidadeévida #sustentabilidadeérevolução #meninoincrível #meninointeligente #meninoforte #impressionante

A post shared by Quokka Mag (@quokkamag) on

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seus pais ficaram inicialmente surpresos quando o filho pediu ímãs, gancho, corda e luvas para o Natal, mas depois não somente decidiram apoiar o filho, como ajudá-lo.

Para pescar, o ímã deve ser enganchado no final de uma corda e jogado na água: “Quando sentimos que as coisas estão se movendo, jogamos a garra, que é uma espécie de gancho grande que agarra parte do objeto e que nos ajuda a puxá-lo”, explicou Raphael.

menino-pesca-com-ímãs-rio-sena-3
Foto: Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entre os objetos encontrados, alguns são extremamente incomuns: uma baioneta de 1874, uma urna funerária e uma motocicleta Yamaha de 250 kg. De vez em quando, quando o objeto é muito pesado, as pessoas que estão passeando nas margens do rio o ajudam. Sempre com a companhia de seu pai, que se preocupa com a segurança do filho, ele está proibido de pescar objetos não identificados: “Ele já encontrou uma granada”, disse o pai.

menino-pesca-com-ímãs-rio-sena-4
Foto: Instagram

A grande maioria dos objetos são recuperados pela prefeitura, que os destina à reciclagem, mas quando o objeto é muito interessante e remonta a um passado que já não existe mais, Raphael e seu pai juntam no pequeno “museu” que criaram na cave do prédio.

Além dessa atividade, o garoto presta atenção ao seu estilo de vida, usando menos plástico em casa e reciclando. Uma atitude que ele tem desde que era pequeno, de acordo com seus pais. Que exemplo!

Menino de 10 anos limpa o Sena com ímãs e já pescou mais de 7 toneladas de lixo 3
Raphaël e o YouTuber Chrisdetek. Foto: Instagram

Menino de 10 anos limpa o Sena com ímãs e já pescou mais de 7 toneladas de lixo 4
Foto: Instagram

Conteúdo do Quokka Mag, site parceiro do Razões.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,786SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Filho escreve relato comovente sobre como é ter dois pais

"Nós brincamos nos divertimos, sentimos dor e choramos juntos"

“Eu tenho 90 anos. Vou cair na estrada”, diz velhinha diagnosticada com câncer

Imagine perder o marido para um câncer e, como se não bastasse, ser diagnosticada com a mesma doença. É o caso da americana Norma, que...

Marca de produtos de higiene doará 100% de seus lucros para empoderar as mulheres

Você usa o seu dinheiro de forma consciente? Ou melhor: você conhece as marcas que você está dando seu dinheiro? Nós compramos, na maioria...

Novo exame de sangue pode detectar retorno de câncer em pacientes já tratados

De acordo com um estudo publicado na revista científica “Science Translational Medicine”, um novo exame de sangue pode detectar tumores que começaram a crescer...

Bill Gates acredita que o mundo está ficando melhor em editorial Time

Para o ex-CEO da Microsoft, o pessimismo das pessoas tem ligação com veículos de imprensa que divulgam apenas notícias negativas

Instagram

Menino de 10 anos limpa o Sena com ímãs e já pescou mais de 7 toneladas de lixo 5