Após 5 horas e 35 minutos de extrema concentração, paciência, agilidade e raciocínio, Davi de Oliveira Garcia, 10 anos, que tem autismo, construiu uma réplica perfeita da Estátua da Liberdade utilizando 1685 peças de Lego!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Orgulho da mãe, Raphaella Jesus de Oliveira, de 33 anos, conta que o filho é a “prova viva de que ela tem as melhores razões para acreditar“.
“Desde o seu nascimento ele vem superando desafios, desde o diagnóstico do autismo o coloco para desafiar seus limites. […] Ele sempre supera minhas expectativas e faz meu coração transbordar de alegria”, afirma.
Davi e Raphaella moram em Serra, no Espírito Santo. Eles já foram notícia aqui no Razões, quando a mãe publicou em seu Instagram um lindo relato sobre o filho ter ido à farmácia sozinho, enquanto ela o observava da varanda de casa, emocionada.
A publicação mexeu com muitas pessoas e, inclusive, ajudou outros pais de filhos com autismo. “Um laudo nunca será empecilho para seu desenvolvimento e diagnóstico não define destino [de ninguém].”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Engenheiro brasileiro lidera projeto que possibilitará diagnóstico precoce de autismo em crianças
Diagnóstico do autismo
Raphaella conta que o filho foi diagnosticado quando tinha seis anos de idade. Desde então, cada pequena conquista de Davi é celebrada com muito amor e devida importância, como o diálogo, já que até o ano passado, ele não falava.
“Isso me deixava assustada, com medo, apreensiva em não saber o que se passava com ele enquanto estava na escola ou na casa da babá, ficava agoniada. A fala ainda é embolada, mas ele agora conta como foi o dia dele. E isso pra mim, é mais que uma vitória, é ter ganhado na loteria, mesmo sem jogar!”, disse. 😭
Ela contou também que a rotina deles é bem puxada: durante a semana, Davi tem consultas com psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, entre outros, mas que tem aprendido e evoluído muito desde o diagnóstico.
Leia também: Garoto autista que sonha ser youtuber famoso ganha 20 inscritos e se emociona
“Os aprendizados são maravilhosos, ele tem ganhado mais independência e autonomia, isso é maravilhoso. Os desafios ainda são muitos, principalmente porque as terapias são em bairros diferentes, então, a correria para poder ir de um lugar para outro e chegar no horário é um pouquinho cansativo, mas o resultado é motivador.”
‘Legoterapia’
Davi é apaixonado por Lego. Brincar com as peças é algo terapêutico para ele. Mais do que apenas entretenimento, o brinquedo desperta sua criatividade.
“O Lego tem sido fundamental no desenvolvimento do Davi, ajuda muito na coordenação motora, no raciocínio lógico, na concentração, paciência e principalmente na fala. Toda vez que ele constrói algo, pergunto a ele o que fez, então, vou corrigindo os erros e estimulando o diálogo. Pergunto para que serve, vou elogiando e com isso dando mais motivos pra continuar a conversar”, concluiu a mãe.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.