Um menino com síndrome de Down resolveu aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais) para poder se comunicar com as pessoas surdas que seguem seu perfil no Instagram.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Arizinho, 9 anos, mantém uma conta na rede social seguida por mais de 17,6 mil pessoas. Ele mora com os pais, que são comerciantes, em Currais Novos (RN).
Na última quarta-feira (12), o menino postou seu primeiro vídeo falando o nome dele em Libras. “Gente, eu tô muito feliz, sabe por que? Eu aprendi meu nome em Libras!”, diz Ari, soletrando as letras com as mãos logo em seguida.
Leia Mais
Prestes a completar 10 anos no dia 25 de fevereiro, Arioston Filho está no 5º ano do ensino fundamental e estuda em uma escola pública de ensino regular. Apesar da pouca idade, o pequeno já tem plena consciência do que é a inclusão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Arizinho tem muito conhecimento, inclusive sobre a Síndrome de Down. Ele fala o que é ser Down, palestramos isso juntos, falamos sobre esse olhar de inclusão”, contou o cunhado dele, Itamar Diniz Jr..
Os vídeos surgiram a partir de uma reflexão do garoto. “Tudo começou há um ano, quando ele me perguntou por que não existia um YouTuber com Síndrome de Down. E minha resposta foi, você será o primeiro. Mas o Instagram foi o que mais cresceu”, disse Itamar.
A psicóloga Loyse Brito, irmã de Ari, e o cunhado Itamar, que é professor universitário, editam e produzem os vídeos. “Ele passa os finais de semana comigo e com a irmã em Natal, onde produzimos o conteúdo dele para o Instagram.”
No início deste ano, Ari começou a estudar Libras para falar com outros públicos também.
“Está conhecendo as letras do alfabeto e montando as primeiras palavras na Língua de Sinais. Estamos radiantes por seu aprendizado”, comemorou o cunhado. “A Síndrome de Down não o impede a fazer nada [relembre histórias que provam que essa é a mais pura verdade aqui e aqui].”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Arizinho grava vários vídeos e mostra que é capaz de fazer tudo que quiser independentemente de suas limitações”, afirmou.
Confira o vídeo:
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/Instagram @arizinhodown
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.