Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho

Nos últimos anos, o estado da Califórnia, nos EUA, tem enfrentado incêndios florestais de origem natural cada vez mais frequentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As queimadas são tão comuns por lá que até criaram um nicho de mercado alternativo, em que bombeiros particulares são contratados para proteger residências de pessoas abastadas.

Em meio a essa realidade, um estudante de ensino médio de São Francisco, no litoral do estado, desenvolveu um protótipo de extintor de incêndio que se ativa sozinho e pode ser adquirido por qualquer pessoa.

Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho

Arul Mathur idealizou o produto após uma experiência traumática. Há dois anos, ele e sua família se viram obrigados a deixar sua casa após um incêndio de grandes proporções que tomou conta da região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Foi quando percebi: temos um problema sério. Como um incêndio de 2 hectares pode chegar a 20 mil em apenas alguns meses, destruindo centenas de casas? Como foi que eu estava tão perto de me tornar parte dessa estatística?”, questionou o garoto à época.

Interessado pelo assunto, Arul descobriu, assustado, que quando o Corpo de Bombeiros é alertado sobre um incêndio florestal e entra em ação, o fogo já está fora de controle.

Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho

Daí sua ideia de inventar um extintor que se ativa automaticamente ao detectar calor extremo. Seu protótipo foi batizado de “F.A.C.E.” e consiste em um dispositivo metálico com um aspersor (equipamento giratório, que esguicha água como chuva) na parte inferior, que contém uma mistura de água e um retardador de fogo biodegradável.

O extintor também é equipado com quatro componentes-chave: válvula de pressão, medidor de pressão, suporte de montagem e uma cabeça giratória.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho 1

A novidade é que, ao contrário de um aspersor tradicional, o F.A.C.E. não requer conexão a um abastecimento de água, tampouco intervenção manual.

“Por possuir a supressão de incêndio com autoativação, os indivíduos não precisam mais depender do corpo de bombeiros para salvar suas casas. Os bombeiros podem se concentrar em conter o fogo, enquanto nós, como residentes, podemos controlar o destino de nossa propriedade”, afirmou Arul.

Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todo o invento foi projeto pelo estudante com o auxílio de profissionais da indústria em vários campos, desde engenheiros mecânicos e químicos a especialistas em manufatura.

Como os incêndios florestais geram calor e aquecem as estruturas próximas, Arul explica, é possível fazer uma espécie de parede de supressão de fogo se esses dispositivos forem instalados a cada 3 metros ao redor de uma propriedade. Sozinhos, eles conseguiriam impedir o alastramento das chamas.

Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho 3

Em outras palavras, o equipamento pode ser ativado minutos antes de materiais inflamáveis como a madeira atingirem seu ponto de inflamação, cobrindo-os com retardador de fogo e aumentando sua resistência à combustão.

Com o sucesso do protótipo, Arul espera disponibilizar os extintores em massa para ajudar milhares de pessoas que vivem em sua comunidade – esta por sua vez, em perigo constante de novos focos de incêndio, especialmente no verão.

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Fonte: GNN
Fotos: F.A.C.E; Kickstarter

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho 5

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Modelo de 22 anos com síndrome de Down conquista passarelas da New York Fashion Week

Não é segredo para ninguém que a indústria da moda exerce muita pressão sobre as mulheres. Revistas brilhantes, vitrines luxuosas, imagem corporal inatingível ou...

Filipina cria lâmpada que precisa apenas de água salgada para funcionar

A invenção desta mulher pode ser a solução para que muitos locais no mundo passem a ter energia. Aisa Mijeno, uma arquiteta e cientista filipina, criou...

Mesmo correndo risco de vida, mãe doa parte do fígado e salva filho de 6 anos

Claire DeStratis, 33, de Victoria, Austrália, arriscou a própria vida ao fazer uma cirurgia de transplante de fígado em uma tentativa de salvar seu...

Estudante mineira cria garrafa que transforma qualquer água em potável: ‘Cabe na palma da mão’

Democratizar o acesso à água potável é fundamental em nosso país, uma vez que 35 milhões de brasileiros (1 em cada 6 pessoas) carecem...

Geladeira de argila de baixo custo conserva alimentos sem precisar de energia

Por ser um dos eletrodomésticos mais caros tanto na compra, como no consumo mensal de eletricidade, os refrigeradores são um produto quase inacessível para...

Instagram

Menino que teve casa destruída por fogo cria extintor de incêndio que se ativa sozinho 6