Menino não corta os cabelos compridos, supera o bullyng e inspira mãe a escrever livro

Falar de temas complexos e polêmicos, como sexismo, preconceitos e estereótipos, para crianças de 5 anos não é uma tarefa fácil. É necessário muito cuidado e clareza com as palavras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A escritora Rosana Martinelli topou o desafio. Ela é autora do livro infantil O Pinguim Azul de Miguel, ilustrado pela artista Mariana Belém. A inspiração para escrever o livro veio depois que o filho da escritora sofreu bullyng na escola por ter cabelos compridos e ser chamado de “menina”.

“Se deixar que o diferente permeie o dia dia, você aceita como parte da vida, sem fazer exclusões e sem estimular o preconceito”, afirma a autora.

O livro conta a história de um menino de 6 anos que tem cabelos compridos, dança balé, tem um pai deficiente, mas que é atleta, uma mãe executiva e uma irmã obesa, que é modelo.

Cada virada de página é uma quebra de um estereótipo. Perguntas como “Meninos podem ter cabelos compridos?”, “Modelos podem não ser magras?”, “Meninos também dançam balé” e “Pessoas com limitações físicas podem ser atletas bem-sucedidos?” propiciam uma discussão saudável e necessária sobre estereótipos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

27386557873_b4cf39d17c_z

27386562433_5fa711562e_z

27965797646_8296033bb3_z

27965800436_01af02e57b_z

capinha

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todas as imagens: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,274,824SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe publica técnica eficaz para incentivar filha a ler e a história viraliza

Educar uma criança deve ser uma das tarefas mais difíceis que existem na vida, principalmente em tempos de internet e redes sociais! Com incentivar...

Pesquisadores americanos criam caneta capaz de detectar o câncer em apenas 10 segundos

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um dispositivo em formato de caneta que promete revolucionar o tratamento contra...

Estudante cria máquina que distribui água e ração para cães de rua em SP

Já mostramos aqui, aqui e aqui alguns lugares que adotaram a "geladeira comunitária" para evitar o desperdício e alimentar moradores de rua. Faltava uma...

“Caravelas” irão despoluir rios e parques urbanos em Curitiba

A estrutura utiliza as próprias algas para limpar as águas, sem uso de energia convencional e com um custo operacional baixo.

Avó e neta concluem faculdade juntas e comemoram a formatura

Mesmo com uma série de limitações, causadas pela pandemia, eu tenho certeza que a formatura da Melody Ormond foi um momento inesquecível. Além de...

Instagram

Menino não corta os cabelos compridos, supera o bullyng e inspira mãe a escrever livro 3