Com bike adaptada, menino com paralisia vence percurso de 2 km ao lado da mãe em MS

Ainda bebê, aos 8 meses de vida, Léo foi diagnosticado com paralisia cerebral, que lhe causa atraso motor e outras sequelas. No entanto, isso nunca o impediu de andar de bicicleta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No último dia 27, ele completou um percurso de 2 quilômetros em Ponta Porã (MS) com uma bike adaptada ao lado da mãe, Caroline de Jesus Saikkonen, que o ajudou a manter-se na direção correta.

Mãe e filho, hoje com 12 anos, precisaram resistir ao calor e ao trajeto irregular para realizar o sonho de cruzar a linha de chegada e vivenciar uma competição de ciclismo.

Apesar de terem sido os últimos a cruzarem a chegada na prova Ciclo Brasil Racing Time, Caroline e Léo relataram que se sentiram os verdadeiros vencedores. “Chegamos em último lugar, mas a sensação de dever cumprido foi de campeões”.

Com bike adaptada, menino com paralisia vence percurso de 2 km ao lado da mãe em MS

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Léo pratica exercícios físicos desde que tinha um ano de vida, meses depois do diagnóstico de paralisia cerebral.

O ciclismo é apenas um dos esportes que ele abraçou em seu cotidiano. “Leozinho tem uma rotina cheia de atividades e sempre foi muito bem recebido em todos os lugares. Quando encontramos obstáculos ou preconceitos, buscamos mostrar que é possível a inclusão”, afirmou a mãe.

A prova Ciclo Brasil Racing Time foi a primeira que Caroline e Leo participaram juntos. O irmão dela, que é dono de um clube de ciclismo na Capital, fez o convite para que ambos participassem do evento.

“O Leo sempre andou de bike e o tio dele o convidou para participar do evento. Nós inscrevemos o Leo e ficamos super empolgados como família. Desde que ele soube que ia participar de um desafio, ele se sentiu importante e focou em treinar”, explicou.

Com bike adaptada, menino com paralisia vence percurso de 2 km ao lado da mãe em MS

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Questionada sobre as dificuldades do percurso, Caroline mencionou que ficou cansada em um dado momento, porém persistiu para concluí-lo com o filho.

“A bike tem uma direção atrás, eu vou guiando, mas chegou um momento que cansei, porque não estava preparada. O pessoal do evento deu todo o suporte, me ajudaram com tudo que precisava e foi gostoso sentir essa empatia”, relatou.

Ao final, Léo ganhou um troféu da organização, em nome da sua família e, diretamente, em homenagem ao seu avô, o Sr. Waldemar Saikkonen, que faleceu no ano passado, em decorrência da Covid.

“O Leozinho, em nome da família Saikkonen, recebeu um troféu in memorial. Foi um momento de muita emoção e gratidão a Deus. Em Ponta Porã, existe a rota Saikkonen, onde todos os ciclistas da região amam passar. O Senhor Waldemar sempre incentivou passar dentro da fazenda e o evento fez uma linda homenagem”, explicou Caroline.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após a prova do Ciclo Brasil Racing Time, Léo recebeu convites para participar de outros eventos semelhantes. “O Léo disse que gostou muito de participar e que quer ir mais vezes”, concluiu a mãe.

Confira o vídeo:

Fotos: Campo Grande News / Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Com bike adaptada, menino com paralisia vence percurso de 2 km ao lado da mãe em MS 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Meninas criam cartaz e ajudam amiga a recuperar bike furtada na Bahia

No último domingo (8), a bicicleta da pequena Marcelly, de 9 anos, foi roubada. Dispostas a recuperá-la, suas amigas, Ana Júlia, 7, Letícia, 8,...

‘Hey Jude’ do Beatles completa 49 anos de gravação e blumenauense faz homenagem à música

Há 49 anos, Beatles eternizou a música escrita por Paul McCartney - e depois concluída com John Lennon - para confortar Julian, o filho do amigo...

Menino que usava wifi de açougue para estudar tem vida mudada após vaquinha

William tem origem muito carente. No início da pandemia, ele ia até um açougue próximo da sua casa para poder utilizar o wifi e...

Restaurante do Guarujá faz marmita do “Thomas e seus amigos” para alegrar criança de 3 anos: ‘Pedido inusitado’

Exercer a empatia não tem hora nem lugar certo, a gente faz sem pensar muito... Um bom exemplo disso veio de um restaurante de Guarujá,...

E se as animações da Disney/Pixar fossem sobre o folclore brasileiro?

Nosso país tem uma rica cultura e o folclore brasileiro não fica para trás, são dezenas de contos e histórias que ouvimos quando crianças...

Instagram

Com bike adaptada, menino com paralisia vence percurso de 2 km ao lado da mãe em MS 2