Ícone do site Razões para Acreditar

Garotinho ucraniano que fugiu da guerra é abraçado por colegas espanhóis no 1º dia de aula

Garotinho ucraniano que fugiu da guerra é abraçado por colegas espanhóis no 1º dia de aula

Em um vídeo emocionante que circula nas redes sociais, um menino que fugiu da guerra da Ucrânia é calorosamente recepcionado por seus coleguinhas no primeiro dia de aula em uma escola de Madri, na Espanha.

Nas imagens, uma professora apresenta seus alunos ao mais novo colega de classe, que chegou há poucos dias na capital espanhola com a família.

O menino, que não teve o nome revelado, foi matriculado na CEIP Peru, uma escola de ensino básico no centro de Madri.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem compartilhou a cena foi o diplomata ucraniano Olexander Shcherba, 51 anos, que foi embaixador da Ucrânia na Áustria até o final do ano passado. Confira abaixo:

A criança teria chegado à Espanha junto com a mãe e a irmã de três meses para se juntar a parentes que já moravam lá.

O pai do menino não pôde se juntar a eles, pois teve que permanecer na Ucrânia para combater os invasores russos sob as regras da lei marcial do país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na filmagem comovente, as crianças da escola podem ser vistas se reunindo em torno dele e lhe dando abraços, com o menino aparentemente surpreso e sem saber como reagir.

Logo ele se solta e aceita a calorosa recepção, abrindo um sorriso largo no rosto. ?

Enquanto isso, a professora explica que o garoto vai se juntar à classe, para a felicidade dos demais colegas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outros adultos, que parecem ser pais, são vistos ao fundo apreciando a linda cena. Embora ainda não tenha aprendido a falar espanhol, o jovem já está brincando com seus novos colegas de classe, segundo seu tio.

Uma cena semelhante aconteceu na Itália, onde crianças refugiadas ucranianas chegaram para o primeiro dia depois de fugir da invasão russa.

Mais de 200 alunos e professores se reuniram na entrada principal do instituto Don Milani em Nápoles para cumprimentar as duas crianças, nomeadas localmente como irmãos Dmitri, 10, e Victoria, 8.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A multidão aplaude os pequenos entrando no colégio enquanto exibem as cores amarela e azul, que compõem a bandeira da Ucrânia.

Em seguida, elas são recepcionadas por um professor, que os guia pelas dependências da nova escola onde vão estudar.

Mais de 3,5 milhões de ucranianos fugiram de sua terra natal desde que Moscou lançou uma invasão total ao país em 24 de fevereiro, com esse número estando previsto para aumentar dramaticamente nos próximos dias à medida que a guerra se intensifica.

Cerca de 54.000 refugiados ucranianos que fugiram da guerra em sua terra natal entraram na Itália, a maioria deles pela fronteira nordeste com a Eslovênia.

O Ministério do Interior italiano informou na semana passada que destinou mais de 280 propriedades confiscadas da máfia para abrigar refugiados ucranianos a longo prazo.

Fonte: What’s News 2day
Fotos: Reprodução / Twitter

Sair da versão mobile