Mesquita dentro de igreja une muçulmanos e cristãos no Canadá
Não existem muitos muçulmanos em Oxford, Nova Escócia, Canadá, mas há um número suficiente para que eles desejem ter uma mesquita, onde possam se reunir e praticar sua fé.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quando Alia Kamareddine mudou-se para Oxford, a mesquita mais próxima ficava em Halifax, a cerca de duas horas de distância. A mulher era uma das três únicas muçulmanas em Oxford assim que chegou à cidade.
Kamareddine é proprietária de uma pizzaria e lamentava o fato de dificilmente frequentar a mesquita. “Era difícil, não costumávamos ir sempre. Normalmente íamos uma vez por ano, às vezes, uma vez a cada dois anos”, disse ela à CBC.
À medida que mais muçulmanos chegavam à Nova Escócia, a necessidade de encontrar um lugar para orar ficava mais evidente. Felizmente, Kamareddine e os outros muçulmanos que vivem em Oxford ganharam um lugar perto de casa para praticar sua fé.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Não é uma mesquita, mas uma Igreja. A Trinity United Church abriu suas portas e criou um local de culto em seu salão comunitário para os muçulmanos. Virou o que muitos estão chamando de “mesquita dentro de uma igreja”.
Alison Draper, que mora em Oxford, disse à CBC que, embora a ideia seja um tanto diferente, a igreja tem sido bastante acolhedora. Ela conta que a mesquita reuniu as duas comunidades e criou um ambiente de aprendizado.
O grupo de muçulmanos que usa as instalações da igreja, liderado por Kamareddine, ganhou o nome de Muslim Community Group.
Kamareddine conta que nunca poderia ter imaginado uma mesquita dentro da igreja local quando chegou a Oxford vinte anos atrás, mas que se sente grata por isso ter se tornado uma realidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O local tem sido particularmente importante nesta época do ano, quando muçulmanos do mundo inteiro celebram o mês sagrado do Ramadã. Durante o nono mês do calendário islâmico, os muçulmanos jejuam e celebram o Corão, seu livro sagrado.
O Muslim Community Group convidou pessoas da comunidade para participar das comemorações, incluindo a prefeita de Oxford, Trish Stewart, que se juntou ao Iftar, refeição que os muçulmanos comem ao final do dia durante todo o Ramadã. 🤲 🙏
Leia também!
Muçulmanos arrecadam fundos para reconstruir cemitério judaico atacado
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos © Alia Kamareddine/Arquivo Pessoal/Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.