Mesquita dentro de igreja une muçulmanos e cristãos no Canadá

Não existem muitos muçulmanos em Oxford, Nova Escócia, Canadá, mas há um número suficiente para que eles desejem ter uma mesquita, onde possam se reunir e praticar sua fé.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando Alia Kamareddine mudou-se para Oxford, a mesquita mais próxima ficava em Halifax, a cerca de duas horas de distância. A mulher era uma das três únicas muçulmanas em Oxford assim que chegou à cidade.

Kamareddine é proprietária de uma pizzaria e lamentava o fato de dificilmente frequentar a mesquita. “Era difícil, não costumávamos ir sempre. Normalmente íamos uma vez por ano, às vezes, uma vez a cada dois anos”, disse ela à CBC.

À medida que mais muçulmanos chegavam à Nova Escócia, a necessidade de encontrar um lugar para orar ficava mais evidente. Felizmente, Kamareddine e os outros muçulmanos que vivem em Oxford ganharam um lugar perto de casa para praticar sua fé.

mulheres igreja mesquita muçulmanos canadá
Alia Kamareddine, no centro, e outras mulheres da mesquita com a prefeita de Oxford, Trish Stewart

Não é uma mesquita, mas uma Igreja. A Trinity United Church abriu suas portas e criou um local de culto em seu salão comunitário para os muçulmanos. Virou o que muitos estão chamando de “mesquita dentro de uma igreja”.

Alison Draper, que mora em Oxford, disse à CBC que, embora a ideia seja um tanto diferente, a igreja tem sido bastante acolhedora. Ela conta que a mesquita reuniu as duas comunidades e criou um ambiente de aprendizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

igreja mesquita muçulmanos canadá

O grupo de muçulmanos que usa as instalações da igreja, liderado por Kamareddine, ganhou o nome de Muslim Community Group.

Kamareddine conta que nunca poderia ter imaginado uma mesquita dentro da igreja local quando chegou a Oxford vinte anos atrás, mas que se sente grata por isso ter se tornado uma realidade.

O local tem sido particularmente importante nesta época do ano, quando muçulmanos do mundo inteiro celebram o mês sagrado do Ramadã. Durante o nono mês do calendário islâmico, os muçulmanos jejuam e celebram o Corão, seu livro sagrado.

O Muslim Community Group convidou pessoas da comunidade para participar das comemorações, incluindo a prefeita de Oxford, Trish Stewart, que se juntou ao Iftar, refeição que os muçulmanos comem ao final do dia durante todo o Ramadã. 🤲 🙏

Leia também!

Muçulmanos arrecadam fundos para reconstruir cemitério judaico atacado

Fotos © Alia Kamareddine/Arquivo Pessoal/Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

985,165FãsCurtir
1,732,947SeguidoresSeguir
8,547SeguidoresSeguir
11,100InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Neto faz “antes e depois” e homenageia avó em seu aniversário de 99 anos

A homenagem de um neto para sua avó no dia do seu aniversário de 99 anos comoveu as redes sociais nesta quinta-feira (13). Iury Neto,...

Instagram