Um adolescente irlandês acaba de ganhar o prêmio Grand Science, do Google, uma das mais prestigiadas feiras de ciências do planeta. O jovem desenvolveu um engenhoso método de remoção de microplástico da água.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Milhares de participantes com idades entre 14 e 18 anos se inscreveram para participar da edição deste ano. Dos 24 finalistas, Fionn Ferreira, 18 anos, foi o grande vencedor por sua técnica pioneira de extração de resíduos plásticos da água, utilizando ímãs, ferro-fluídos e pó de magnetita.
Com essas ferramentas, a tecnologia de Fionn foi capaz de remover grande parte dos resíduos de microplásticos nas amostras de água do concurso – que medem cerca de 5 milímetros de diâmetro.
Esses resíduos são extremamente prejudiciais para a vida marinha e dificilmente são coletados em métodos tradicionais de filtragem da água. O método desenvolvido pelo jovem irlandês pode ser um grande aliado no combate a esse agente poluidor.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Segundo o portal The Journal, atualmente não há quaisquer sistemas de filtragem de microplásticos em funcionamento nas estações de tratamento de água da Europa.
O “Método de Ferro-Fluído” de Fionn foi capaz de coletar 87% dos resíduos plásticos nas amostras da feira do Google em 1000 testes diferentes. Um feito notável, sem dúvidas!
Leia também:
- Companhia aérea vai remover 55 milhões de itens de plástico de seus voos
- USP cria plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria
Por vencer o Grand Science, o adolescente levou uma bolada de US$ 50 mil para casa (R$ 200 mil). Segundo Fionn, o dinheiro será aplicado em pesquisas para aprimorar sua tecnologia, visando aplicá-la em grande escala em parceria com alguma grande empresa no futuro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Confira abaixo o vídeo de inscrição de Fionn no Google Science Fair:
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/Big Think
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.