Início Tecnologia Metrô na França gera energia limpa com passos dos passageiros

Metrô na França gera energia limpa com passos dos passageiros

Olha que incrível, o piso do metrô de Sait-Omer, no norte da França, gera energia com os passos dos passageiros. Sempre que alguém pisa em um dos 14 “azulejos” retangulares instalados no chão, a placa produz cerca de 7 watts de eletricidade.

A energia fica armazenada em pequenas baterias e tem um tempo de vida de 72 horas. No momento, a eletricidade está sendo usada para alimentar as lâmpadas de LED da estação. O metrô também instalou duas entradas USB gratuitas para os passageiros recarregarem seus eletrônicos.

Futuramente, o metrô pode se tornar autossuficiente em energia limpa com essa invenção. A tecnologia do piso, inclusive, começa a ser testada em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil.

É o caso do campo de futebol do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, que produz energia a partir dos passos dos jogadores. Lá, a eletricidade gerada é usada para acender os refletores da quadra durante a noite.

A ideia é excelente, mas os moradores reclamam que o preço do aluguel da quadra aumentou muito. A própria empresa responsável pelo projeto reconhece que o alto custo é uma falha do piso, mas ela garante que o preço deve cair na medida em que ele se popularizar.

metro1

metro2

metro3

metro4

metro5

Com informações do The Greenest Post / Imagens: Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,463FãsCurtir
1,683,804SeguidoresSeguir
8,259SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Jovem abre espetinho e amigos aparecem para ‘dar uma força’ em Curitiba (PR)

No início deste mês, o usuário @Chrystofer_99 comentou no seu Twitter que planejava abrir um espetinho. A ideia era fazer um 'teste' com sua família,...

Instagram