Mexicano desenvolve cimento que brilha para substituir iluminação nas estradas

Desenvolvido pelo pesquisador e PhD. José Carlos Rubio, da Universidade de Michoacan de San Nicolas Hidalgo, no México, o “cimento brilhante” é uma alternativa mais sustentável para iluminar as estradas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele é uma espécie de gel que absorve a energia do sol e a devolve para o meio ambiente na forma de luz. Basicamente, ele é feito de areia e argila, e o seu único resíduo é o vapor de água. O seu tempo de vida útil é de incríveis cem anos!

A energia do sol absorvida durante o dia alimenta a iluminação da estrada por até 12 horas. Segundo Rubio, ainda é possível controlar a intensidade das luzes (azul e verde) não atrapalhem os ciclistas e motoristas.

cimento_brilhante

“Uma vez que o material é carregada por um período de 10 a 12 horas tem a possibilidade de emitir luz, começando com uma luz intensa que logo vai diminuindo gradualmente por períodos de 8 a 12 horas, dependendo da qualidade do material e da intensidade da carga”, disse o cientista a um jornal local.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rubio já recebeu propostas para ter distribuidores e agentes de venda do cimento em países como Argentina, Brasil, Chile e Espanha, onde já tem pessoas interessadas na aplicação do cimento nas estradas.

Em fase de adaptação, a tecnologia também deve ser usada na fabricação de outros produtos da construção civil, diminuindo o consumo de energia elétrica na iluminação de ambientes ao ar livre.

Fonte: CICLO VIVO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,560,438SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Artista fica um ano imerso na floresta criando instalações orgânicas e psicodélicas sensacionais

Após passar um ano sozinho nos bosques de La Colle Sur Loup, na França, ele criou uma série de instalações orgânicas e psicodélicas com materiais encontrados na própria floresta.

Entregador usa mochila para fazer propaganda e buscar estágio em Engenharia

Em tempos de crise é a criatividade que se destaca. Pode parecer clichê, mas é fato. E é isso o que está fazendo o...

Marido colhe secretamente a urina da esposa e a surpreende com anúncio de gravidez

Um anúncio de gravidez geralmente é o momento em que o homem recebe a notícia de forma surpreendente, e isso rende vários vídeos incríveis,...

Após cancelar casamento, noiva usa dinheiro da festa para oferecer banquete para moradores de rua

O que você faria se tivesse gastado 30 mil dólares não reembolsáveis em um casamento que acabou sendo cancelado? A maioria das pessoas ficaria enlouquecida...

Ferramenta no WhatsApp tira suas dúvidas sobre reciclagem

A Nestlé lançou o Ecobot, uma ferramenta dentro do WhatsApp que tira dúvidas e orienta os consumidores sobre como descartar corretamente o lixo. A tecnologia...

Instagram