Mexicano desenvolve cimento que brilha para substituir iluminação nas estradas

Desenvolvido pelo pesquisador e PhD. José Carlos Rubio, da Universidade de Michoacan de San Nicolas Hidalgo, no México, o “cimento brilhante” é uma alternativa mais sustentável para iluminar as estradas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele é uma espécie de gel que absorve a energia do sol e a devolve para o meio ambiente na forma de luz. Basicamente, ele é feito de areia e argila, e o seu único resíduo é o vapor de água. O seu tempo de vida útil é de incríveis cem anos!

A energia do sol absorvida durante o dia alimenta a iluminação da estrada por até 12 horas. Segundo Rubio, ainda é possível controlar a intensidade das luzes (azul e verde) não atrapalhem os ciclistas e motoristas.

cimento_brilhante

“Uma vez que o material é carregada por um período de 10 a 12 horas tem a possibilidade de emitir luz, começando com uma luz intensa que logo vai diminuindo gradualmente por períodos de 8 a 12 horas, dependendo da qualidade do material e da intensidade da carga”, disse o cientista a um jornal local.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rubio já recebeu propostas para ter distribuidores e agentes de venda do cimento em países como Argentina, Brasil, Chile e Espanha, onde já tem pessoas interessadas na aplicação do cimento nas estradas.

Em fase de adaptação, a tecnologia também deve ser usada na fabricação de outros produtos da construção civil, diminuindo o consumo de energia elétrica na iluminação de ambientes ao ar livre.

Fonte: CICLO VIVO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,282,832SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresário boliviano largou tudo para cuidar de cães abandonados

Todos os dias, logo antes do amanhecer, Fernando Kushner percorre as ruas de La Paz com sua van para alimentar os cães de rua...

Startup alemã transforma lixo retirado dos oceanos em combustível

A empresa calcula que um quilo de resíduos plásticos pode ser convertido em um litro de combustível.

Menino de 10 anos que criou site de desafio de LEGO durante pandemia vende sua empresa por quantia milionária

Empreendedorismo não é apenas coisa de adulto! Foi durante o isolamento social imposto pela pandemia, que Ryland Dixon, de 10 anos, criou o seu...

Empresário com Down cria marca de meias e alcança cifras milionárias

Quando terminou o ensino médio, em 2016, John Cronin comentou com o pai, Mark, que seu sonho era poder abrir um negócio, mas que...

Garoto que faz cuscuz para ajudar mãe é alvo de ataques racistas e internet responde com amor

Isaac tem 13 anos e, assim como milhares de brasileiros, vive uma vida simples e com o dinheiro contadinho. Foi por isto que o...

Instagram

Mexicano desenvolve cimento que brilha para substituir iluminação nas estradas 3