Mais um avanço tecnológico que vai tornar a vida de milhares de pessoas com necessidades especiais mais fácil e independente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional (IPN) do México criaram uma luva capaz de transformar a linguagem dos surdos em textos e sons. Dessa forma, surdos podem se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar.
Já existe um protótipo, desenvolvido pelo Doutor Miguel Félix Mata e a formanda Helena Luna García.
“São formadas palavras e frases que são transmitidas por Bluetooth a um dispositivo móvel com um aplicativo pré-carregado, que mostra e lê os sinais das pessoas que usam a luva e querem transmitir uma mensagem”, explicou Helena em entrevista para a Info.
Leia Mais
Para detectar o movimento dos dedos foi utilizado um inovador material, um fio condutor feito à base de aço, mais grosso que o fio convencional de algodão e que pode ser costurado com agulha ou máquina.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A base da luva é de poliéster e nylon, inclui molas e sensores para promover força, com a finalidade de que sigam a estrutura das mãos.
Fonte: Info
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Olá! Como todas no RPA, essa é uma ótima notícia! Só tenho uma observação a fazer: o termo correto é Surdo, e não surdo-mudo. Dificilmente você vai encontrar um Surdo (pessoa com deficiência na audição) que também seja mudo (pessoa com deficiência nas cordas vocais). Os Surdos podem até não ter a oportunidade de desenvolver a fala, mas suas cordas vocais são perfeitamente capazes de emitir sons, portanto não podem ser caracterizados mudos.
Pode parecer um pouco chocante aos politicamente corretos, mas os Surdos gostam mesmo é de ser chamados assim. Nada de surdo-mudo ou deficiente auditivo. Apenas Surdo.
Olá Yuri! Obrigado pela dica! 🙂
Comments are closed.