Paciente com mieloma múltiplo fala sobre a importância de ter cuidadores em sua rotina

A pedagoga Juliana de Oliveira Santos gostava muito de dançar, mas a sua rotina mudou completamente quando foi diagnosticada com mieloma múltiplo, câncer dos plasmócitos da medula óssea. Com limitações em decorrência de tal condição, ela passou a ter uma cuidadora muito especial e hoje enxerga a vida de outra maneira.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O apoio familiar é fundamental no decorrer de uma doença como essa, já que não é nada fácil lidar com um problema de saúde de tamanha complexidade. O mieloma múltiplo é um tumor nas células produtoras de sangue na medula óssea, atingindo áreas corporais como os ossos da coluna espinhal, crânio, pelve, caixa torácica e nas áreas em torno dos ombros e quadris.
Em um vídeo emocionante, Juliana conta que por muito tempo cuidou de seus sobrinhos, mas que hoje já não faz tudo o que fazia antes. Seu cotidiano traz alguns desafios, seja para trocar de roupa, andar na rua sem se sentir insegura ou para se movimentar. É aí que entra a importante e fundamental presença dos cuidadores, que estarão ao lado do paciente para ser, literalmente, seu braço direito.
Com o suporte do maridão e da irmã, a pedagoga conta com a força necessária para seguir em frente e enfrentar a doença. A dedicação diária reforça os laços e constrói pontes de amor e empatia entre quem cuida e quem precisa dos cuidados. Porque a vida é sempre melhor assim, juntinho.
Leia Mais
Dá uma olhada no vídeo que a área de oncologia da farmacêutica Takeda – Takeda Oncology – preparou para homenagear essa turma:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
*Artigo co-criado em parceria com Takeda Oncology
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.