Estudante mineiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido: ‘Obrigado por abrir o caminho’

O estudante mineiro Arthur Abrantes, de 25 anos, conquistou o diploma em Ciências da Computação na Universidade Harvard – uma das 10 melhores instituições de ensino do planeta!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Arthur estudou todos os anos do ensino básico em escolas públicas brasileiras antes de ser aprovado na prestigiada universidade e viajar para os Estados Unidos.

“A escola onde eu estudava colocava 45 alunos em uma sala de aula sem ar-condicionado, com mesa quebrada. Muitos colegas não sabiam ler”, relembrou o estudante, nascido em Paracatu (MG). “Não passava pela minha cabeça que um dia eu faria faculdade”, contou.

Estudante mineiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido
Arthur estende bandeira do Brasil diante da fachada de Harvard — Foto: Arquivo pessoal

Em um post compartilhado nas redes sociais, ele comemorou a conquista do diploma e o dedicou ao pai, que faleceu em 2018. “Isso é pra você pai, que não teve as mesmas oportunidades que eu, mas que abriu o caminho para mim. Obrigado, pai! Sinto sua falta.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O cientista da computação recém-formado estava no segundo ano da graduação quando Wariston Abrantes faleceu após um acidente de carro fatal. “Ele era mecânico, começou a trabalhar muito cedo e só fez até a quarta série. Acho que ele teria ficado muito orgulhoso de mim”. Com certeza, Arthur!

Estudante mineiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido
Arthur Abrantes formou-se neste ano em Harvard — Foto: Arquivo pessoal

Sonho de cursar o ensino superior

Quando estava cursando o ensino médio, Arthur foi aprovado em um processo seletivo para entrar no Instituto Federal Triângulo Mineiro. “Minha rotina passou a ficar muito mais puxada. Acordava às 5h30 e voltava para casa às 17h30”, disse. “Foi quando comecei a ouvir falar de fazer faculdade. Pensei: ‘caraca, será que isso é para mim também?’”.

Não demorou muito para o estudante começar a nutrir o sonho de estudar fora do país. Nesse meio-tempo, começou a estudar inglês através de aplicativos de línguas, assistia filmes com o idioma original com legendas e ouvia podcasts estrangeiros.

“Recomendaram que eu agisse como se minha vida dependesse daquilo. Foi o que fiz. Pratiquei [conversação] todos os dias”, contou. Aos poucos, ele se tornou fluente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o caminho bem traçado, Arthur optou por não se inscrever no Enem – ao invés disso, candidatou-se em 12 universidades americanas. “Foi um processo intenso. Escrevi de 2 a 3 redações para cada uma. Pratiquei muito a escrita, estudei gramática e fui entrevistado em inglês”, explicou.

Estudante mineiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido
No dia da formatura, Arthur recebeu a visita das três irmãs e da mãe — Foto: Arquivo pessoal

Tamanho esforço gerou frutos! O mineiro foi aprovado em Harvard, Stanford e em outras 5 prestigiadas universidades dos EUA.

“Fiquei meio sem chão [quando recebi o resultado]. Contei para os meus pais e para mais ninguém, porque eu não acreditava. Foi um negócio de outro mundo.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E o melhor de tudo: além de garantir a vaga, Arthur foi contemplado com uma bolsa de estudos integral, ou seja, todas as mensalidades, gastos com alimentação, moradia e passagens aéreas (ida e volta) foram bancados pela instituição.

Agora formado em Ciências da Computação, o mineiro deve começar a trabalhar como programador em uma startup norte-americana especializada em engenharia de software.

Sobre a possibilidade de voltar ao Brasil, ele pondera: “Daqui a uns anos, quero empreender para solucionar algum problema enfrentado pela sociedade. Seja no nosso país, seja aqui.”

Fonte: O Liberal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Estudante mineiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido: 'Obrigado por abrir o caminho' 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jogador Allan Marques raspa cabeça em apoio ao filho com alopecia

O jogador Allan Marques, que hoje defende o Everton, na Inglaterra, deixou os internautas emocionados nesse início de semana. Ele raspou a cabeça em...

Cientistas brasileiros criam prótese que devolve voz a quem perdeu laringe por câncer

A prótese de voz é um tipo de válvula que permite a produção de som semelhante à voz de um falante saudável com rouquidão moderada, porém quase normal em termos de volume e intensidade.

Médico sul-africano cura surdez de paciente com primeiro transplante de ouvido do mundo

Uma equipe de médicos da capital sul-africana, Pretoria, foi saudada pela comunidade internacional no pioneirismo em realizar o primeiro transplante bem-sucedido do ouvido humano. Foi...

Há 20 anos empresa de ônibus do RS leva crianças de graça na escola

Se para alguns jovens e crianças ir à escola é uma tarefa simples e sem maiores complicações, para outros pode ser um pouco mais...

Técnica de enfermagem adota idosa com câncer abandonada no hospital pela filha

Abandonada pela filha em hospital de Carangola, interior de Minas Gerais, Maria Martins Ferreira, 58 anos, conhecida como dona Maria, há seis meses foi...

Instagram

Estudante mineiro se forma em Harvard e dedica diploma ao pai falecido: 'Obrigado por abrir o caminho' 3