A melhor maneira de combater o descarte incorreto de lixo e a poluição das praias é através da conscientização dos banhistas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ainda assim, infelizmente nem sempre se pode contar com a consciência humana.
Pensando nisso, uma dupla de engenheiros da Holanda usaram do que há de melhor no mundo da robótica para criar um mini-robô autônomo desenvolvido especialmente para retirar as bitucas das praias.
Leia Mais
O protótipo foi batizado de BeachBot (Robô da Praia, em tradução livre), e conta com um sistema de inteligência artificial (IA) da Microsoft, de Bill Gates.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De acordo com os engenheiros Edwin Bos e Martjin Lukaart, o robô tem aprendido a localizar e coletar os restos de cigarro nas praias sozinho, graças à IA.
Seu sistema interno é tão poderoso que o BeachBot é capaz de localizar até mesmo as bitucas mais difíceis ou soterradas. Ele ainda está em fase de testes, de modo a aprimorar a coleta, que precisa ser rápida e eficaz para limpar uma praia inteira.
Chama a atenção no robozinho sua capacidade de desviar de pessoas e obstáculos durante o processo, sem riscos de acidente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para fazer a coleta, ele abre suas garrinhas, vasculha a areia, coleta a ponta e joga o resíduo em um recipiente.
“Começamos com pontas de cigarro. Esse é o item com mais lixo do mundo”, diz Edwin Bos, co-criador do BeachBot, lembrando que, apesar de pequenas, as bitucas podem levar suas mais de 4 mil elementos químicos para os oceanos a partir das areias. “No futuro, queremos que os robôs detectem uma variedade de outros detritos”, sugeriu o engenheiro, planejando a tecnologia a ser movida por energia solar.
Para tornar o robô ainda mais independente, a novidade conta também com a participação do público – utilizando o aplicativo Trove para que fotógrafos possam enviar imagens de pontas de cigarro nas areias, a fim de ampliar o repertório da inteligência artificial.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cada foto cedida é recompensada com o valor simbólico de 25 centavos, a fim de envolver os participantes no espírito comunitário que move o desenvolvimento por uma causa maior: a saúde das praias, dos mares, do planeta. Além das fotos, entretanto, o melhor jeito de participar é evitar o descarte incorreto nas praias. Lixo no lixo!
Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátis, clique aqui.
Assista também:
Fonte: Toluna
Fotos: Reprodução / BeachBot
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.