Engenheiros da Holanda criam mini-robô independente que retira bitucas das praias

A melhor maneira de combater o descarte incorreto de lixo e a poluição das praias é através da conscientização dos banhistas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda assim, infelizmente nem sempre se pode contar com a consciência humana.

Pensando nisso, uma dupla de engenheiros da Holanda usaram do que há de melhor no mundo da robótica para criar um mini-robô autônomo desenvolvido especialmente para retirar as bitucas das praias.

O protótipo foi batizado de BeachBot (Robô da Praia, em tradução livre), e conta com um sistema de inteligência artificial (IA) da Microsoft, de Bill Gates.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiros criam mini-robô retira bituca praias

De acordo com os engenheiros Edwin Bos e Martjin Lukaart, o robô tem aprendido a localizar e coletar os restos de cigarro nas praias sozinho, graças à IA.

Seu sistema interno é tão poderoso que o BeachBot é capaz de localizar até mesmo as bitucas mais difíceis ou soterradas. Ele ainda está em fase de testes, de modo a aprimorar a coleta, que precisa ser rápida e eficaz para limpar uma praia inteira.

engenheiros criam mini-robô retira bituca praias

Chama a atenção no robozinho sua capacidade de desviar de pessoas e obstáculos durante o processo, sem riscos de acidente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para fazer a coleta, ele abre suas garrinhas, vasculha a areia, coleta a ponta e joga o resíduo em um recipiente.

“Começamos com pontas de cigarro. Esse é o item com mais lixo do mundo”, diz Edwin Bos, co-criador do BeachBot, lembrando que, apesar de pequenas, as bitucas podem levar suas mais de 4 mil elementos químicos para os oceanos a partir das areias. “No futuro, queremos que os robôs detectem uma variedade de outros detritos”, sugeriu o engenheiro, planejando a tecnologia a ser movida por energia solar.

Para tornar o robô ainda mais independente, a novidade conta também com a participação do público – utilizando o aplicativo Trove para que fotógrafos possam enviar imagens de pontas de cigarro nas areias, a fim de ampliar o repertório da inteligência artificial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cada foto cedida é recompensada com o valor simbólico de 25 centavos, a fim de envolver os participantes no espírito comunitário que move o desenvolvimento por uma causa maior: a saúde das praias, dos mares, do planeta. Além das fotos, entretanto, o melhor jeito de participar é evitar o descarte incorreto nas praias. Lixo no lixo!

Sabia que agora o Razões tem um livro? O Que Eu Aprendi Até Agora – 50 Conselhos Inspiradores Para Uma Vida Cheia de Razões Para Acreditar! está em pré-venda até 15/08. Comprando o seu exemplar agora, ganhe um brinde especial + frete grátisclique aqui.

Assista também:

Fonte: Toluna
Fotos: Reprodução / BeachBot

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,238,290SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Sem-teto tem a vida transformada depois que ele ofereceu seu edredom para casal que passava frio

Vendo que os dois estavam passando bastante frio, o sem-teto ofereceu seu edredom e um casaco para aquecê-los.

Minipadeiro doa cupcakes a crianças que não podem comprar

Michael Platt é um padeiro de apenas 13 anos e com um coração generoso. Ele fundou uma padaria caseira que vende cupcakes para pagantes e...

National Geographic oferece acervo para reconstrução do Museu Nacional

A National Geographic Society ofereceu recursos financeiros e itens de seu acervo para reconstrução do Museu Nacional.

Que tal uma vida sem braços e pernas, já pensou nisso?

Quem nunca ouviu alguém dizendo: ‘Não sei o que fazer!’ Às vezes algumas pessoas, amigos e até mesmo nós, nos encontramos em momentos aparentemente...

Padre celebra casamento em Libras e emociona casal de surdos: “anjo da guarda”

Wilson viajou quase 800 km para abençoar a união do casal. Ele realizou a celebração na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e emocionou os noivos e convidados!

Instagram