Empresa de TI lança minimanual sobre diversidade no ambiente de trabalho

O que significa ter um ambiente de trabalho diverso? O que fazer para recrutar e manter pessoas de perfis diversos na empresa? Quais práticas podem ser adotadas? É para responder essas e outras perguntas que a ThoughtWorks, consultoria global e empresa de desenvolvimento de software reconhecida como uma das melhores para mulheres tecnologistas trabalharem, lança o Minimanual do respeito e da diversidade no ambiente de trabalho, criado com o apoio da ONG feminista Think Olga.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Muitas empresas nos procuram para saber sobre nossas práticas relacionadas à diversidade, recrutamento e desenvolvimento de pessoas”, diz Renata Gusmão, Diretora de Justiça Econômica e Social da ThoughtWorks Brasil. “Com esse minimanual, o objetivo é mostrar para o mundo exemplos reais para inspirar decisões profissionais e pessoais, promover o diálogo e reforçar a certeza de que pessoas importam mais do que processos, ressaltando a importância de empresas respeitarem e contratarem cada vez mais mulheres, pessoas negras, LGBTs e pessoas com deficiência”, complementa.

Dividido em “Significa” (um glossário com termos relacionados à diversidade), “Por que a diversidade importa em uma empresa?”, “Contrate pessoas diversas”, “Receba pessoas diversas” e “Inspire pessoas diversas”, o minimanual traz práticas que empresas podem adotar para ter um ambiente de trabalho mais diverso, como ter uma busca mais ativa de talentos em fontes variadas de espaços e lugares, criar um ambiente propício à recepção e cultivo de pessoas diversas e adotar uma linguagem neutra de gênero. A versão completa pode ser acessada neste link.

O material faz parte da campanha global da ThoughtWorks Todas as Mulheres na Tecnologia, que tem como objetivo contribuir para tornar o mercado de tecnologia mais justo e inclusivo para todas as mulheres – independentemente de raça, cor, identidade de gênero, orientação sexual ou condição socioeconômica. Além dele, a empresa disponibilizou um Guia Prático de Jornalismo Humanizado, que pode ser acessado na página da campanha aqui.

Relacionado: Iniciativa em SP debate sobre pessoas trans no mercado de trabalho e na área de TI

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Considerada pelo Instituto Anita Borg, em 2016 e 2017, como a melhor empresa para mulheres tecnologistas trabalharem – ficando à frente de grandes companhias como Google e Apple –, a ThoughtWorks tem como um dos pilares de negócio advogar apaixonadamente por justiça social e econômica. Isso se reflete em práticas afirmativas de recrutamento e desenvolvimento de pessoas de grupos historicamente oprimidos; fomento a discussões sobre questões de gênero, raciais, LGBT e pessoas com deficiência e combate ao sexismo no ambiente de trabalho, por exemplo. Um dos resultados práticos é que hoje as mulheres representam 50% do time de liderança da ThoughtWorks Brasil e mais de 40% das pessoas empregadas.

Crédito: Divulgação – Com informações da assessoria de imprensa

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,636,434SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Voluntário ensina inglês para funcionários de limpeza que achavam que eram “xingados”

A mágica da vida é que as pessoas que querem um mundo com mais oportunidades para todos acabam se encontrando.

ONG lança filtro de Instagram com animais reais e disponíveis para adoção

A ONG Ampara Animal lançou esta semana uma nova e criativa campanha para adoção de animais de estimação: um filtro de Instagram em realidade...

Campanha envia mensagens de apoio a profissionais da saúde durante a pandemia

Lançada no dia 10 de agosto, uma campanha encabeçada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), começou a enviar mensagens de apoio aos profissionais...

Apaixonado por caminhões, menino autista recebe convite para visitar fábrica e ganha festa de aniversário

A Iveco convidou o garoto Anderson para conhecer o parque industrial da empresa e celebrar seu aniversário de 12 anos com tudo o que ele mais gosta.

Professor reforma ponto de ônibus por conta própria

O professor Ahmed Atia El Dash transformou em uma sala de espera o ponto de ônibus instalado na esquina entre a Avenida Luiz de...

Instagram