Mexicana de 24 anos é coroada a primeira Miss Universo Indígena: ‘Raízes que cruzam fronteiras’

Sou uma mulher empoderada, que lutou muito para chegar até aqui“. Assim começa o relato da modelo mexicana Silvia Jim, que venceu o Miss Universo Indígena após superar uma série de episódios de preconceito e discriminação em sua cidade natal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Afinal, a indústria da beleza e da moda vai muito além da estética padronizada, e tem espaço – de sobra – para todo mundo!

Modelo mexicana de 24 anos é coroada Miss Universo Indígena
Foto: Reprodução / Instagram: @silvia.jim0ficial

Silvia, de 24 anos, se tornou um símbolo de luta pela inclusão de membros das comunidades indígenas mexicanas e sua cultura, em especial nas passarelas.

Como ativista e modelo, ela se diz uma representante da beleza das mulheres de sua aldeia. No início deste mês, a jovem participou Concurso Intercultural Indígena Abya Yala, realizado no Panamá.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Modelo mexicana de 24 anos é coroada Miss Universo Indígena
Foto: Reprodução / Instagram: @silvia.jim0ficial

Durante o evento, se encontram dezenas modelos de comunidades indígenas de todo o mundo, que competem para levar a coroa da mulher indígena mais bonita do mundo.

Neste ano, Silvia, porta-voz da comunidade de Costa Chica, foi a grande vencedora.

A jovem orgulhosamente representou não só o México, mas também sua aldeia, e disse que foi motivada pelo amor ao seu país e às suas raízes indígenas.

“Quero deixar o nome do meu México e de suas 68 culturas indígenas em alta. Lutei muito para chegar aqui e jamais desisti de realizar meus sonhos, apesar da discriminação”, disse ela em seu discurso durante o evento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Modelo mexicana de 24 anos é coroada Miss Universo Indígena
Foto: Reprodução / Instagram: @silvia.jim0ficial

Além de perseguir a carreira de modelo, Silvia estuda Medicina e é uma ativista ativa pelos direitos indígenas perante a Organização das Nações Unidas, usando suas próprias experiências de vida como ferramentas para combater o preconceito.

Agora, depois de quebrar paradigmas com seu sucesso, ela realiza um antigo sonho de infância: ser modelo com potencial para a fama internacional!

Modelo mexicana de 24 anos é coroada Miss Universo Indígena
Foto: Reprodução / Instagram: @silvia.jim0ficial

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Chegar ao Concurso Intercultural Indígena Abya Yala não foi fácil, uma vez que Silvia  precisou obter os títulos regionais de Miss Indígena de Guerrero e Oaxaca, além do Miss Universo Indígena México para poder competir no evento internacional.

Um caminho cheio de obstáculos, sem dúvida, mas que valeu a pena ao final: agora, ela detém o título mulher indígena mais bonita do mundo!

“Fico feliz pelo reconhecimento, mas também pelo respeito dado aos povos indígenas. Quanto mais vistos e representados somos, mais teremos espaço na mídia e nas passarelas”, completou a modelo.

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Fotos: Reprodução / Instagram: @silvia.jim0ficial

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Nesse “airbnb para animais” você pode deixar seu cãozinho na casa de pessoas de confiança

Vocês sabem o quanto gostamos de animais e gostamos mais ainda de publicar histórias incríveis sobre eles, e só quem tem um bichinho em...

Vira-latas pintam quadros abstratos para incentivar a adoção de animais abandonados

Em parceria com a ONG Procure 1 Amigo, os publicitários da agência AKQA lançaram uma campanha multicolorida para incentivar a adoção de animais abandonados. Quatro...

Artista recria cenas trágicas da história em imagens cheias de cor e esperança

Se uma imagem vale mais que mil palavras, quando o retrato é trágico parece falar por pelos menos umas 5 mil. Elas tocam o fundo da...

Abrigo acolhe cadela abandonada amarrada em hidrante ao lado de mochila com todos seus pertences

No início deste mês, Kylie Rose Engelhardt, moradora de Green Bay, Wisconsin (EUA), postou uma foto que comoveu moradores da região e internautas, onde...

Alunos da UFRJ criam fundo para reformar hospital

Por Rio de Boas Notícias Alunos e ex-alunos do curso de medicina da UFRJ, inconformados com a degradação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ),...

Instagram

Mexicana de 24 anos é coroada a primeira Miss Universo Indígena: ‘Raízes que cruzam fronteiras’ 1