Modelo vence depressão após abraçar vitiligo com orgulho: ‘Antes nem conseguia me olhar espelho’

Pouco depois de completar 23 anos, o modelo Roger Monte desenvolveu vitiligo, uma doença que se caracteriza pela perda da coloração da pele. O diagnóstico pegou Roger de surpresa, deixando ele deprimido e sem rumo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com o passar dos meses, conforme a pele morena se transformava, o rapaz nascido e criado no Rio de Janeiro (RJ) passou a sofrer de depressão severa, não conseguindo sequer se olhar no espelho.

modelo com vitiligo rosa foto

Sentindo-se só e perdido, Roger perdeu a confiança na própria aparência e acreditava que sua vida havia acabado.

Logo, passou a cobrir as manchas brancas com camadas e mais camadas de maquiagem, desejando que o mundo não o visse com “maus olhos”. “Eu tinha 23 anos quando a primeira mancha de vitiligo apareceu”, contou o modelo, hoje com 37 anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ver minha pele perdendo a pigmentação foi assustador para mim. Achei que minha vida, que mal havia começado, tinha acabado naquele momento. Quando descobri que o vitiligo pode se desenvolver por causa do estresse emocional, eu me culpei por isso todos os dias”, afirmou.

modelo com vitiligo posa foto de sunga

Episódios de preconceito passaram a ser rotineiros: por exemplo, muita gente se recusa a sentar-se perto dele no transporte público, achando que sua condição é “transmissível” – o que não é verdade.

“Eu tive alguns anos realmente sombrios e não conseguia nem me olhar no espelho. Não aceitei minha condição de jeito nenhum e comecei a usar maquiagem para camuflar minhas manchas”, relembrou o carioca.

“[…] Certa vez uma pessoa disse que eu deveria estar no circo porque as manchas na boca me fazem parecer um palhaço”, afirmou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por dez longos anos, Roger cobriu sua vitiligo com maquiagem na maioria das vezes em que saía às ruas. Até que certo dia, ele resolveu dar um basta na situação.

“Parecia que estava sendo mantido como refém. Não gostava de ir à praia ou à academia ou qualquer coisa que me fizesse suar. […] Tinha medo que os outros notassem demais minhas manchas”, explicou o modelo.

modelo com vitiligo posa foto

Exemplo de apoio e aceitação

Em 2016, tudo isso mudou: Roger conheceu um grupo de amigos na academia. Sentindo-se confortável o suficiente para contar aos seus novos amigos sobre seu vitiligo, eles imediatamente o encorajaram a mostrar sua pele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Esses amigos incríveis me ensinaram a ver minhas manchas como algo único e bonito. Então, um dia eu acabei de acordar, peguei meu celular, tirei uma foto e postei no Instagram”, relembrou.

A resposta positiva que ele recebeu foi esmagadora, tanto entre amigos, quanto com desconhecidos da internet. Até mesmo amigos com quem o rapaz não falava há anos comentaram que sua pele estava incrível e que sua coragem de mostrar sua pele era inspiradora.

garoto de boina posa foto

“Eu nunca tinha visto uma foto minha receber tantos comentários e curtidas. Pessoas que eu não via há anos elogiavam minha pele e diziam que nunca haviam percebido que eu tinha a doença”, contou.

“Teve até um menino que também estava escondendo seu próprio vitiligo com maquiagem, que me contatou para dizer que minhas postagens o inspiraram a parar de esconder sua pele. Outra garota até entrou em contato para dizer que minha história ajudou a curar sua depressão”, comemorou o carioca.

modelo com vitiligo vence depressão ao aceitar doença

Com uma confiança renovada, Roger continuou postando fotos nas redes sociais, e logo foi convidado a posar como modelo – uma experiência inédita pra ele.

Roger espera que sua mensagem positiva para a pele encoraje outras pessoas que sofrem em silêncio a abraçar sua beleza natural.

modelo com vitiligo posa foto com cachorro colo

“Hoje estou realmente feliz. Adoro passar horas na praia, ao ar livre e sentir o sol na pele”, afirmou o modelo.

“Se minhas fotos são capazes de ajudar outras pessoas a aceitarem seu verdadeiro eu, então estou feliz. Eu fiz da câmera minha aliada e mal posso esperar para ver o que o futuro me reserva”, concluiu.

modelo com vitiligo posa em praia

Fonte: Daily Mail UK
Fotos: reprodução/Instagram: @rogermon

Mais uma história de superação? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Advogada ensina como fazer próteses para mulheres que venceram o câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele...

Garçonete ajuda idoso a comer, sua atitude viraliza e ela ganha bolsa de estudo

Não acho que devemos fazer o bem esperando que sejamos recompensados, o verdadeiro altruísmo é justamente espalhar amor sem esperar nada em troca. Mas...

Desconhecidos ajudam nordestina de 96 anos a conhecer o Cristo

Depois de pensar que estava velha demais pra satisfazer o desejo de uma vida, dona Joana ganhou viagem ao Rio e pôde rezar aos...

Assista a um dos excelentes poemas recitados por Antônio Abujamra, que nos deixou hoje

Antônio Abujamra nasceu em 1932 e foi um dos primeiros brasileiros a utilizar métodos teatrais de Bertold Brecht e Roger Planchon em palcos. Iniciou...

Idoso que resgata animais e vive em situação precária mobiliza desconhecidos por vaquinha

Você já imaginou não ter condições para ter coisas simples, como uma casa segura, mas mesmo assim resgatar e ajudar animais abandonados na rua?...

Instagram