Nova vacina contra o HIV começa a ser testada em humanos

Mais um passo rumo à cura do HIV! Na última quinta-feira (27), a empresa de biotecnologia americana Moderna e a International Aids Vaccine Initiative anunciaram que as primeiras doses de uma vacina contra a Aids foram administradas a humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A vacina usa tecnologia de RNA mensageiro, como a Pfizer utilizou para o imunizante contra o novo coronavírus.

Nesta primeira fase, realizada nos EUA, 56 adultos saudáveis sem HIV foram vacinados para estudos preliminares.

Nova vacina contra o HIV começa a ser testada em humanos

A comunidade científica busca uma cura para o vírus da imunodeficiência humana há décadas – doença que ainda mata centenas de milhares de pessoas todos os anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a Moderna, o objetivo da vacina em teste é estimular a produção de um determinado tipo de anticorpo (bnAb), capaz de atuar contra as inúmeras variantes circulantes do HIV, o vírus causador da Aids.

Com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a vacina visa “educar” as células B, que fazem parte do nosso sistema imunológico, e ensiná-las a produzir esses anticorpos.

Na fase 1 da imunização, feita com 56 pessoas sem o vírus, o ensaio testará a injeção de um antígeno, ou seja, uma substância capaz de induzir uma resposta imune, e um antígeno de reforço injetado em um segundo momento.

Nova vacina contra o HIV começa a ser testada em humanos

“A produção de bnAbs é amplamente considerada um alvo da vacinação contra o HIV, e este é um primeiro passo nesse processo”, disse a empresa em comunicado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Serão necessários outros antígenos para guiar o sistema imunológico no caminho certo, mas essa combinação de aplicação e reforço pode ser o primeiro componente-chave de um potencial esquema de vacina contra o HIV”, disse David Diemert, cientista principal da pesquisa, sediada na Universidade George Washington.

A busca pela cura conta com diversos parceiros, como a International Aids Vaccine Initiative (IAVI), o Scripps Research Institute, a Fundação Bill & Melinda Gates, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIAD) dos Estados Unidos e da Moderna.

Nova vacina contra o HIV começa a ser testada em humanos

São anos de estudos e avanços graduais: no ano passado, por exemplo, um primeiro teste, que não usou RNA mensageiro mas utilizou o primeiro antígeno, mostrou que a resposta imune desejada foi obtida em várias dezenas de participantes. O próximo passo foi trabalhar junto à Moderna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Dada a velocidade com que as vacinas de RNA mensageiro podem ser produzidas, esta plataforma oferece uma abordagem mais flexível e responsiva para testar e projetar uma vacina”, destacou o comunicado.

“A busca por uma vacina contra o HIV é longa e difícil, e ter novas ferramentas em termos de antígenos e plataforma pode ser a chave para um rápido progresso”, disse Mark Feinberg, diretor da IAVI.

Fonte: Exame
Fotos: iStock / Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher trans realiza sonho da gravidez graças à sua melhor amiga

Elas nunca tiveram um romance, mas, sim, uma grande amizade, que faz de tudo pela felicidade uma da outra.

Pais criam campanha para comprar remédio que pode curar a filha

Nos unimos à luta dos pais Renato e Talita Roda, de São Paulo (SP), para conseguirmos o valor de R$ 11 milhões para a...

Os 6 pedidos de casamento mais criativos e divertidos que você já viu – Parte II

A nossa seleção de 6 pedidos de casamento (relembre aqui) fez tanto sucesso que resolvemos fazer a parte II, recebemos inúmeros outros vídeos de...

Ensaio fotográfico questiona padronização da beleza do corpo humano

A nossa reação de estranhamento quando uma pessoa obesa diz que se sente feliz com o seu peso é sintoma da padronização de algo...

Vovó cega encontra neto pela 1ª vez e se emociona: ‘Dissemos que era uma planta’, diz mãe do bebê

Os momentos mais marcantes da vida se revelam em meio à sinceridade dos sentimentos, como a reação de uma avó ao segurar o neto...

Instagram

Nova vacina contra o HIV começa a ser testada em humanos 3