Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015

Clique e ouça:

O tema da redação do Enem deste ano “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o ponto alto do exame.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A violência contra a mulher é silenciada. Portanto, o exame, que mobiliza estudantes do país inteiro, é uma ótima plataforma para tratar desse e de outros assuntos que já passaram da hora de serem abordados.

O tema é super atual. No ano passado, muitas mulheres postaram nas redes sociais fotos com a frase “Não mereço ser estuprada”. E, desde a semana passada, depois que a menina Valentina, de 12 anos, participante do Master Chef Júnior, sofreu assédio na internet, milhares de mulheres têm postado comentários com a hashtag #PrimeiroAssédio.

“O tema mais uma vez dialoga com a atualidade brasileira. O exame costuma fugir de debates muito polêmicos, que ocupem muitas manchetes, mas nesta edição o critério foi claramente a relevância social. De certa forma, esse assunto já tinha aparecido na prova de Ciências Humanas, no sábado, com uma frase da Simone de Beauvoir, o que prova que a banca pretende reforçar o debate sobre a questão”, disse Rafael Pinna, professor do colégio e curso de A a Z, ao jornal O Globo.

Precisamos refletir e falar sobre algo que virou uma espécie de tabu da nossa sociedade: todo mundo sabe que a mulher é violentada diariamente, mas quase ninguém fala sobre isso. Pelo menos ontem, 25, o silêncio não era uma opção e brasileiras e brasileiros tiveram que falar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira a reação de internautas que comemoraram o tema da redação do Enem 2015:

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 1

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 2

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 3

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Simone de Beauvoir

A questão do exame que trazia uma citação da filósofa francesa Simone de Beauvoir também chamou a atenção de internautas, estudantes e grupos feministas na internet com muitos comentários positivos. Confira:

Questão 42

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino. BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

“Eu vivi pra ver um dia o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, perguntar sobre Simone de Beavoir e o feminismo”, comemorou uma internauta no Twitter. “Pego o caderno primeira questão que eu vejo FEMINISMO. Que delicia manda mais, que os machista da minha sala vao tudo bombar no Enem”, comentou outro perfil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,072,127FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,187SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Desconhecidos dão vida nova a idoso que recebeu arroz com ração de cachorro para comer

A história de seu José Adan começou triste, mas terminou muito feliz. Ele é um senhor idoso que vive em situação de rua e...

Yaci e Yara, filhas de quilombolas, são capa da Marie Claire

Dona Maria Santana deve estar orgulhosa, afinal, suas duas filhas gêmeas, Yaci e Yara, estão conquistando o mundo da moda com sua beleza estonteante...

Em apenas 24h, vaquinha para menino que cuida sozinho da mãe doente arrecada mais de R$277 mil

Genteeee, que alegria! Em menos de 24h, batemos a meta da vaquinha para comprar uma casa para o menino José, 15 anos, a mãe...

Internautas impedem falência de camisaria de idoso e vaquinha arrecada mais de R$50 mil em menos de 24h

Genteee, conseguimos! Batemos a meta da vaquinha pro Seu Pedroso não perder sua pequena camisaria, que ele tem há 75 anos. A história do vovô...

Após vídeo viralizar, idoso recebe apoio de desconhecidos para salvar sua camisaria em SP

Apenas seis! Essa é a quantidade de camisas que o seu Odiney Pedroso, um senhorzinho prestes a completar 90 anos, vendeu desde o início...

Instagram

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 17