Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015

O tema da redação do Enem deste ano “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o ponto alto do exame.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A violência contra a mulher é silenciada. Portanto, o exame, que mobiliza estudantes do país inteiro, é uma ótima plataforma para tratar desse e de outros assuntos que já passaram da hora de serem abordados.

O tema é super atual. No ano passado, muitas mulheres postaram nas redes sociais fotos com a frase “Não mereço ser estuprada”. E, desde a semana passada, depois que a menina Valentina, de 12 anos, participante do Master Chef Júnior, sofreu assédio na internet, milhares de mulheres têm postado comentários com a hashtag #PrimeiroAssédio.

“O tema mais uma vez dialoga com a atualidade brasileira. O exame costuma fugir de debates muito polêmicos, que ocupem muitas manchetes, mas nesta edição o critério foi claramente a relevância social. De certa forma, esse assunto já tinha aparecido na prova de Ciências Humanas, no sábado, com uma frase da Simone de Beauvoir, o que prova que a banca pretende reforçar o debate sobre a questão”, disse Rafael Pinna, professor do colégio e curso de A a Z, ao jornal O Globo.

Precisamos refletir e falar sobre algo que virou uma espécie de tabu da nossa sociedade: todo mundo sabe que a mulher é violentada diariamente, mas quase ninguém fala sobre isso. Pelo menos ontem, 25, o silêncio não era uma opção e brasileiras e brasileiros tiveram que falar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira a reação de internautas que comemoraram o tema da redação do Enem 2015:

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 1

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 2

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 3

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Simone de Beauvoir

A questão do exame que trazia uma citação da filósofa francesa Simone de Beauvoir também chamou a atenção de internautas, estudantes e grupos feministas na internet com muitos comentários positivos. Confira:

Questão 42

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino. BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

“Eu vivi pra ver um dia o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, perguntar sobre Simone de Beavoir e o feminismo”, comemorou uma internauta no Twitter. “Pego o caderno primeira questão que eu vejo FEMINISMO. Que delicia manda mais, que os machista da minha sala vao tudo bombar no Enem”, comentou outro perfil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM








Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 5

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,144,250SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Paris já tem supermercado sem embalagens e só de orgânicos

Um supermercado sem embalagens é possível? "Mas como as pessoas vão proteger suas compras"? Seguindo a mesma linha de Berlim, agora a cidade de Paris também...

Advogado brasileiro de 19 anos é o mais jovem do mundo a ingressar no mestrado em Harvard

Mateus nem sempre o melhor aluno da turma, mas é o mais jovem do mundo a ingressar no mestrado em direito da Universidade de Harvard.

Ex-goleiro Marcos vai assumir o salário mínimo de pessoas desempregadas por conta do Covid-19

Ídolo do Palmeiras e pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, o ex-goleiro Marcos já entendeu que muitas pessoas irão perder seus empregos na pandemia...

Graças à vaquinha, gari conseguiu doar mais de 2 mil brinquedos para crianças carentes no Natal

Roberto Marins Correa, mais conhecido como “Betinho”, é gari há mais de 16 anos e trabalha na área com muito orgulho. E tem um...

Ator leva para a Disney mais de 1000 crianças cujos pais morreram em guerras  

A excursão encantada é uma maneira que o ator e diretor de cinema Gary Alan Sinis encontrou para agradecer e honrar aqueles que perderam a vida lutando pelos EUA.

Instagram

Momento histórico: violência contra a mulher é tema da redacão do Enem 2015 6